Carlos Cortes é o novo bastonário da Ordem dos Médicos. O patologista clínico venceu na quinta-feira a segunda volta das eleições com 61,94 por cento dos votos expressos, num total de 11.176 votos. É o candidato a bastonário a ganhar com a maior votação de sempre, numa segunda volta. O adversário, Rui Nunes, obteve 6.867 votos.
«Agradeço a todos os médicos que expressaram o seu voto, num verdadeiro ato democrático e plural, bem como a todos os que se envolveram, como candidatos, neste processo eleitoral da nossa Ordem. É aos médicos e aos doentes a quem me dedico e dedicarei nos próximos anos», referiu Carlos Cortes, que presidiu à Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e foi colaborador de O INTERIOR.
«Neste momento difícil que atravessamos, exigirei que o papel central dos médicos no sistema de Saúde seja reconhecido e valorizado, sem exceções. Serei um Bastonário de intervenção no setor – e, nomeadamente, no Serviço Nacional de Saúde. Serei a voz de todos os médicos pela dignificação da profissão, pela melhoria das suas condições de trabalho, pela valorização e segurança do Ato Médico e pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde em Portugal», afirmou o sucessor de Miguel Guimarães.
Carlos Cortes, que dirige atualmente o serviço de patologia clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, acrescentou que será «intransigente com quaisquer ingerências externas na nossa Ordem e ameaças à nossa independência. Uma Ordem forte é a força dos Médicos».