O município de Manteigas passou esta quarta-feira a presidir à Associação Geopark Estrela, sucedendo ao Instituto Politécnico da Guarda, que liderou a instituição desde a sua fundação, em 2016.
Flávio Massano, autarca de Manteigas, adiantou que os novos corpos sociais foram designados, por unanimidade, durante um ato eleitoral que decorreu na terça-feira, na Guarda. Completam a direção da instituição as Câmaras da Covilhã (vice-presidência) e de Gouveia (tesoureiro), enquanto a Assembleia Geral ficou a ser presidida pela Câmara Municipal da Guarda e o Conselho Fiscal pelo município de Seia.
Flávio Massano espera agora tornar a Geopark Estrela «ainda mais próxima das pessoas» que vivem no território e «ligar os valores patrimoniais geológicos e históricos desta região às pessoas». A associação, sediada em Manteigas, é composta por nove municípios da área de abrangência do Geopark (Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte), pelo Instituto Politécnico da Guarda e pela Universidade da Beira Interior.