Arquivo

Comemorar Abril na Covilhã

Dia da Liberdade vai ser assinalado com música popular, tertúlias, filmes, inauguração de lojas sociais e lançamento de obras

“Apagar as marcas do fascismo” na Covilhã é uma das propostas da Comissão Unitária Promotora das comemorações do 32º aniversário do 25 de Abril. Esta comissão, constituída por várias organizações sindicais, associativas, culturais, desportivas, recreativas e comissões de utentes do concelho decidiram, mais uma vez, levar a cabo um conjunto de iniciativas para comemorar o Dia da Liberdade.

A iniciativa “Apagar as marcas do fascismo” vai decorrer na terça-feira, pelas 14h30, em vários locais da “cidade neve”, onde se encontrem inscrições que atentem contra a liberdade de expressão.

As comemorações delineadas por esta comissão iniciam-se hoje, com a exibição do documentário “Outro País” de Sérgio Treffaut, onde se seguirá um debate com o realizador e com Frederico Lopes, professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior. O filme será exibido às 18 horas, na Cinubiteca da UBI. Amanhã, terá lugar, no Oriental de S. Martinho, a iniciativa “Conversas de Abril”, com a participação de Inês Fontinha, presidente da Associação “O Ninho” e proposta para o Nobel da Paz, onde se discutirá o tema “Prostituição: Imaginário e Realidade”. Na segunda-feira, haverá um “Jantar da Liberdade” no Oriental de S. Martinho, onde os interessados terão apenas que se inscrever junto das organizações promotoras, como a União de Sindicatos de Castelo Branco ou naquela colectividade, havendo posteriormente a distribuição de cravos na Praça do Município. As comemorações apenas terminarão a 30 de Abril, com a exibição da peça “O Elixir dos Desejos” de Michael Ende, no auditório do Teatro das Beiras.

O programa de comemorações da Câmara da Covilhã também não esquece as festas populares. Assim, a partir de amanhã, será aberta a XIIª Feira Nacional de Artesanato da Covilhã, que se prolongará até quarta-feira da próxima semana. No sábado, a autarquia irá lançar a primeira pedra do Centro de Noite do Centro Social de Nossa Senhora da Conceição na Vila do Carvalho. Um equipamento necessário para acudir a população mais idosa e com dificuldades da freguesia, e há muito ambicionado. Na segunda-feira à noite, a Praça do Município vai acolher essencialmente muita música e dança, com a actuação do Grupo de Cantares de Santa Maria, da Tuna Académica masculina da UBI “Desertuna” e, por fim, com um concerto de Roberto Leal e a sua banda. À meia-noite serão deitados os foguetes a assinalar a hora em que o povo português conseguiu conquistar a Liberdade. Na terça-feira, dia 25 de Abril, a manhã começa com um torneio de ténis de mesa no Pavilhão do Inatel, organizado pelo CCD Leões da Floresta, seguindo-se a assinatura de protocolos com Associações Sócio-Culturais e Desportivas no salão nobre dos Paços do Concelho. Às 11h20 terá lugar o içar da bandeira e o canto do Hino Nacional, seguindo-se depois a sessão solene da Assembleia Municipal. Na parte da tarde, a Câmara irá inaugurar duas Lojas Sociais nos bairros do Tortosendo e Teixoso, um projecto que pretende distribuir vestuário entre os mais carenciados, entre outros objectos, para além da inauguração da Tinturaria – Espaço de Produção Cultural na Ponte do Rato. As festividades terminam ao som da Filarmónica Carvalhense na Praça do Município.

Sobre o autor

Leave a Reply