Arquivo

Rita Morgado campeã nacional de karate

Distrito teve boa prestação no campeonato de Pré-Infantil a Juvenil

Rita Morgado, da Academia Egitaniense de Karate Shotokan, sagrou-se campeã nacional de Karate de Pré-Infantil a Juvenil, organizado pela Federação Nacional de Karate – Portugal, no último fim-de-semana em Alcabideche (Cascais). Nesta competição participaram ainda atletas do Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel, Clube de Karaté de Gouveia e da Escola Desportiva de Celorico da Beira.

No escalão de kata Pré-Infantil, Rita Morgado subiu ao lugar mais alto do pódio após vencer cinco eliminatórias. A pequena karateca, que no ano passado foi desclassificada injustamente, conseguiu demonstrar mais uma vez o seu nível técnico e ganhou a final por um claro 5-0. Já Bruno Monteiro, também da Academia Egitaniense de Karate Shotokan, ganhou todas as suas eliminatórias em kata Infantil, mas perdeu a final da sua “pool” por 2-1. Após ter sido repescado, terminou em quinto lugar. No mesmo escalão, Pedro Carvalho foi menos feliz, já que dois desequilíbrios na sua prestação ditaram a sua eliminação. Por sua vez, Ivo Monteiro, em kata Juvenil, passou duas eliminatórias, mas perdeu depois por 2-1 contra o atleta que obteve o terceiro lugar da prova. Em kata Juvenil Feminino participou Daniela Rocha, que não conseguiu alcançar nenhum lugar de pódio, mas realizou boa prova de kata. A atleta ainda participou em kumite Juvenil – 55kg, perdendo na terceira eliminatória para a atleta que se sagrou campeã. Na repescagem, só perdeu na final, o que lhe permitiu alcançar um excelente quinto lugar numa prova muito disputada.

Em kumite iniciados -45kg participou Ana Tavares, que realizou três bons combates, mas uma inoportuna lesão comprometeu a sua prestação. Quanto a Luís Pinheiro, o único representante do Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel, combateu em kumite Juvenil -65kg e perdeu na terceira eliminatória, bem como na meia-final da repescagem para o terceiro classificado. O Centro de Artes Marciais da Guarda esteve representado pelo Clube de Karate de Gouveia com a atleta Nádia Cabral (juvenil), enquanto a Escola Desportiva de Celorico da Beira participou com Samuel José na categoria de infantil. Após ter estado com febre durante a semana, o jovem celoricense passou as diversas eliminatórias em kata e obteve um terceiro lugar. Quem também esteve à altura das adversárias, apesar de ser o primeiro ano de competição, foi Nádia Cabral, apurada em kumite -45kg, que terminou em quarto lugar. Os atletas do Centro de Artes Marciais da Guarda e seus clubes filiados, assim como a ED de Celorico da Beira vão participar no final do mês no Torneio Internacional da Maia.

Sobre o autor

Leave a Reply