Região

Seguro municipal de Saúde reforçado em Figueira de Castelo Rodrigo

Seguro
Escrito por Efigénia Marques

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo renovou o seguro de saúde municipal “Cuidar de Todos”, que vai incluir mais serviços gratuitos para os figueirenses.
A partir de agora, também os exames prescritos pelos médicos do Centro de Saúde local poderão ser realizados pelo Cartão de Saúde Municipal, caso não haja resposta do Serviço Nacional de Saúde, adianta a autarquia. Este seguro, único no distrito da Guarda, tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde em ambulatório de consultas médicas e o acesso a exames auxiliares de diagnóstico, bem como a serviços médicos de diversas especialidades. A iniciativa abrange todos os residentes no concelho, que só têm que contactar ou deslocar-se ao respetivo serviço, instalado no Ninho de Empresas, para o agendamento de consultas e exames.
Graças ao Cartão de Saúde Municipal, os figueirenses têm acesso a consultas gratuitas de Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastrenterologia, Geriatria, Ginecologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Geral e Familiar, Neurofisiologia Clínica, Estomatologia e Medicina Dentária, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Podologia, Psicologia, Reumatologia, Terapia da Fala, Traumatologia e Urologia. Além disso, podem também realizar sem custos mais de 50 tipos de análises clínicas.
«Os cuidados de saúde à população são uma prioridade para nós, visto que temos uma população maioritariamente idosa que precisa de cuidados médicos de proximidade e porque o SNS, na maior parte das vezes, não dá respostas atempadas às necessidades dos cidadãos, obrigando a autarquia a substituir-se ao Estado para que a nossa população tenha acesso aos cuidados de saúde a que têm direito e estão consagrados na Constituição», afirma Carlos Condesso. O presidente do município recorda ainda que, graças ao protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho, já foram operados gratuitamente às cataratas 90 pessoas. Neste serviço a Câmara figueirense investe 548.880 euros nos próximos dois anos, prazo de vigência do novo contrato celebrado na segunda-feira com a seguradora Lusitânia. Os serviços garantidos são prestados nas Clínicas de São Mateus.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply