A Invernal de BTT “Cidade da Guarda”, corrida no domingo, Dia da Cidade, confirmou os pergaminhos de ser uma das mais importantes provas do calendário nacional da modalidade.
Os três percursos do programa atraíram cerca de 800 participantes vindos de todo o país para se porem à prova e conviverem nos caminhos rurais, trilhos e estradas secundárias das freguesias limítrofes da Guarda. A partida e a chegada estiveram instaladas no pavilhão municipal de São Miguel. Em termos desportivos, João Paulo Anunciação (individual) e Miriam Silva (Cafajestes do BTT) venceram a minimaratona de 20 quilómetros; André Nunes (Team ADACS Bike) e Ana Gonçalves (ESPVAL) ganharam a meia maratona de 35 quilómetros. Por último, Francisco Moreira (Kelly Simoldes UDO) e Alessia Teixeira conquistaram a maratona GPS de 65 quilómetros. O antigo ciclista e actual comentador televisivo de ciclismo Marco Chagas foi o “padrinho” da prova, tendo terminado a meia maratona no 19º lugar.
Os melhores participantes da região foram Domingos e Leonor Cairrão (ambos do Clube de Montanhismo da Guarda) com um quinto e segundo lugar, respectivamente, na minimaratona; João Pedro Costa (do mesmo clube) e Ana Gonçalves (ESPVAL), sexto e primeira na meia maratona; e Hugo Dias (Bandarra’s Clube de Ciclismo de Trancoso) e Patrícia Arrais (CCDR Colmeal da Torre), terceiro e quinta na maratona GPS. A Invernal é organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, com o apoio do município e integrou as comemorações dos 823 anos da Guarda.