Quatro meses após a sua abertura, o Serra Shopping, na Covilhã, já registou um milhão de visitas. A constatar pelo número, aquele que é o maior espaço comercial da Beira Interior parece ser o local predilecto para se fazer compras ou simplesmente passear.
Com seis lojas-âncora, 65 lojas satélite, 15 restaurantes, quatro salas de cinema e a presença de grandes marcas, como a Oysho, Bershka, Pull&Bear, Salsa, Bata, Springfield e Livraria Bertrand, entre outras, o Serra Shopping já terá “conquistado” as preferências dos covilhanenses e restantes beirões. Parece não haver receitas para o sucesso, mas somente a evidência de que o centro comercial é já «um ponto de referência na Beira Interior», aponta António Carvalho, director do Serra Shopping. Até porque se trata de um equipamento que a Covilhã e a região «não dispunha anteriormente», recorda, ressalvando por isso que o Serra Shopping já se assumiu como um «ponto de paragem» para quem visita a Serra da Estrela. Concebido a partir da ampliação do actual hipermercado Modelo, cujas obras se iniciaram em Agosto de 2004, o “Shopping” conta com 86 lojas numa área bruta de 17,8 mil metros quadrados, sendo que os comerciantes locais ocupam uma fatia total de 40 por cento desta área.
Na altura da inauguração, a 23 de Novembro do ano passado, a Soane Sierra, proprietária e promotora do centro comercial, apontava para mais de quatro milhões de visitas durante o primeiro ano. Estimativas resultantes de um estudo de mercado, que identificava uma área de influência de cerca de 109 mil pessoas a 30 minutos de carro e de cerca 37 mil a dez minutos, atraindo assim os utentes das cidades vizinhas. Este número inicial poderá ainda aumentar com a abertura em breve de um posto de venda de medicamentos sem receita. Ultrapassada esta fasquia, António Carvalho atreve-se a prever a atracção de «cerca de cinco milhões de visitas» até ao fim do ano, bem como o aumento da facturação inicialmente prevista, que era de 24,5 milhões de euros, «com excepção das vendas da área alimentar e restauração». A próxima novidade vai resultar de um estudo de mercado que está a ser feito para «conhecer o cliente» que visita o espaço, nomeadamente a sua proveniência e a frequência com que o visita para melhor conhecer «os cidadãos e os locais». «Só com factos» é que os responsáveis do Serra Shopping poderão seguir para outro tipo de marketing e estratégias para alvos específicos. Mas, por enquanto, o lema é seguir a «estratégia definida» até aqui, pois o shopping está «no bom caminho». Exemplo disso é o facto da “Loja do Gato Preto” já ter aberto as suas portas na semana passada. Actualmente só falta abrir uma ourivesaria e relojoaria, que «vai continuar fechada durante algum tempo devido a problemas com os operadores», indica o responsável. Recorde-se que o “shopping” é ainda servido por um parque estacionamento com 912 lugares gratuitos, 696 dos quais são cobertos.
Liliana Correia