O presidente da Câmara de Manteigas estima que o incêndio que lavra desde domingo no concelho já terá consumido mais de mil hectares.
«Manteigas está totalmente dentro do Parque Natural da Serra da Estrela. Em termos de área ardida, apesar de ainda não estar totalmente feito o cálculo, estima-se que já arderam mais de mil hectares», disse Flávio Massano à agência Lusa.
O autarca adiantou que neste momento o fogo está «em fase de rescaldo» no concelho, mas tem outra frente ativa, na zona de Verdelhos, nos limites entre Manteigas e o concelho da Covilhã.
«As indicações que tenho é que, neste momento, a situação é preocupante. A grande concentração de meios está neste momento do lado de lá, em Verdelhos», acrescentou o edil serrano.
O incêndio lavra há mais de dois dias na área do Parque Natural da Serra da Estrela, tendo consumido uma das encostas do Vale Glaciar do Zêzere. Às 16h25 estavam no terreno 569 operacionais, 168 viaturas e seis meios aéreos, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
É uma pena que o parque da Serra da Estrela seja destruído pelos incêndios.
O que irá demorar muitos anos a ficar restablecido.