Portugal está de parabéns. Deu mais uma vez uma prova de serenidade e sabedoria popular ao dar, à primeira volta, a maioria presidencial ao Professor Cavaco Silva.
A votação nestas eleições mostrou que a população portuguesa aprecia valores como os do trabalho, dedicação, competência e seriedade. E que não esquece nem é ingrato.
(…)
Portugal apostou na isenção e capacidades do Professor Cavaco Silva para que ajude o Governo a voltar ao bom caminho e a governar para o bem do país e dos portugueses, e a abandonar a lógica meramente partidária e autista face aos anseios da população.
(…)
Não posso deixar de referir o significativo contributo da votação do Povo da Guarda para este histórico resultado. Com efeito, os guardenses quiseram apoiar inequivocamente Cavaco Silva ao darem-lhe uma votação maciça. Mais dez por cento do que a média nacional.
Naturalmente, aguardamos com ansiedade o dia da tomada de posse do décimo oitavo Presidente da República Portuguesa.
Será um dia feliz para todas as portuguesas e portugueses, pois até aqueles que votaram noutros candidatos, cedo sentirão que o Professor Cavaco Silva é o Presidente de todos os portugueses sem excepção, e que a sua acção será decisiva para relançar no bom caminho o nosso país, para tornar Portugal Maior. Assim saibam os vários partidos interpretar de forma correcta a votação presidencial e adequar a sua postura ao novo ciclo político que agora se abriu.
Um ciclo que se quer de entendimento nacional, de dar de mãos e de trabalho para um Portugal melhor, para um Portugal Maior.
Veremos como digerirá José Sócrates a cisão evidente do seu eleitorado e como entenderá a fuga de um milhão de votos de que se julgava dono. Assistimos todos a uma grande lição. (…) Termino com o atrevimento de um convite. A Guarda convida desde já o Senhor Presidente da República para que a sua primeira visita oficial seja ao distrito da Guarda.
Ana Manso, presidente da distrital da Guarda do PSD