Economia Publicidade

Pagamentos móveis: Transações online sem intermediários

Ezgif.com Gif Maker (14)
Escrito por Efigénia Marques

Durante as últimas décadas as redes de cartões bancários beneficiaram de uma posição privilegiada no contexto do comércio eletrónico. Com pouco esforço, estas redes recebem uma taxa por cada pagamento realizado em lojas online. 

Para terminar com essa prática, surgiu a solução kevin. pagamentos móveis, um novo serviço destinado a comerciantes. O principal benefício deste serviço é a alteração do estatuto dos comerciantes, que deixam de funcionar como “clientes de pagamentos com cartão” e passam a estar incluídos na categoria “pagamentos de conta a conta”, ou em termos internacionais (A2A).

Esta alteração permite que os comerciantes poupem de forma assinalável. Pavel Sokolovas, um dos cofundadores da empresa. explica de forma simples o conceito desta fintech: “No contexto da Europa, sabemos que até oitenta por cento de todos pagamentos realizados na Internet são feitos por cartão de crédito. Na parte de trás de cada cartão existe um número de conta. Isto significa que as transações não têm necessariamente que ser feitas através dos cartões, podem ser realizadas a partir da conta”.

Como funciona este sistema

O funcionamento deste sistema de pagamentos móveis é incrivelmente eficiente e simples. No momento do checkout, o software da empresa identifica o banco do cliente após este inserir os primeiros oito dígitos do número que consta no seu cartão. 

Caso se trate de um cartão de débito, então é apresentada ao cliente a opção de alterar a forma como o pagamento é processado. Em vez de ser uma simples operação através de cartão de crédito, o cliente pode optar por um pagamento bancário. Por forma a incentivar os clientes a aderirem a este método alternativo, são apresentadas informações que explicam que a adoção do pagamento através da conta é mais seguro, simples e rápido. 

Em termos práticos, os pagamentos realizados através deste sistema necessitam de menos duas etapas que os normais pagamentos online com cartão de crédito. Além disso, não é possível colocar dados sensíveis como o nome do titular do cartão de débito, a data de término e o número de CVV. Em suma, trata-se de um pagamento mais eficiente e seguro. 

Adicionalmente, para os comerciantes, este sistema releva-se como mais atrativo, pois permite eliminar as taxas despendidas com intermediários, que, na verdade agregam pouco valor a todo o procedimento. Este é sem dúvida um sistema disruptivo que promete mudar a realidade dos pagamentos online.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply