A VectorPlano – Projeto, Construção e Engenharia, sediada na Guarda, foi criada em março de 2015 e recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o estatuto de Pequena Média Empresa (PME) Líder.
A empresa trabalha na elaboração de projetos e construção de obras públicas e privadas na zona da Guarda, Covilhã, Coimbra e Viseu, empregando atualmente cerca de 25 funcionários. Para Mateus Pires, engenheiro e sócio-gerente da VectorPlano, esta distinção significa um «reconhecimento positivo de que estamos a trabalhar de forma sustentada e equilibrada». O empresário acredita que o reconhecimento por parte do IAMPEI, em parceria com os bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, vai contribuir para «fazer um trabalho correto que levará ao crescimento da empresa no mercado».
De acordo com o responsável, a VectorPlano faturou 1,7 milhões de euros no último ano e as expetativas para de 2022 é que se ultrapassem os dois milhões de euros. Mateus Pires acrescenta que «estamos a preparar o futuro e pretendemos continuar com um crescimento sustentado», uma vez que, todos os anos, a empresa tem crescido em termos de «faturação, equipamentos e meios humanos».
A distinção de PME Líder é atribuída após uma «análise de parâmetros, essencialmente, financeiros e contabilísticos», pelo que a atribuição deste estatuto significa que «estamos a ter um crescimento estável», sublinha o sócio-gerente da VectorPlano, que, em nome da empresa, «agradece a todos os clientes, fornecedores e colaboradores» pelo desempenho alcançado. «Este reconhecimento também se deve a eles», acrescenta Mateus Pires. Sediada na Avenida Cidade de Salamanca, a empresa dedica-se à elaboração de projetos de arquitetura e especialidades, construção, certificação energética, processos de licenciamento e fiscalização.