Há seis “empresas Gazela” nos municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). Entre elas estão as covilhanenses HPRD – Health Products Research and Development, Lda. e WD Retail – Soluções para Ponto de Venda, Lda; a Lactoceleiro, de Fornos de Algodres; e as guardenses Pedro Cambeiro Unipessoal Lda. e a Universalcare Serviços Lda.
Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que pelo décimo ano consecutivo faz esta distinção na região, o número de “empresas Gazela” na CIMBSE passou de cinco para seis face a 2021 e têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo mais do que duplicado os seus trabalhadores entre 2017 e 2020, passando de 123 para 277 funcionários. Já o volume de negócios destas seis empresas «mais do que triplicou» no mesmo período, pois faturaram 3,2 milhões de euros em 2017 e 10,2 milhões de euros em 2020. Em termos de dimensão, a maioria das “empresas Gazela” das Beiras e Serra da Estrela são de pequena dimensão (4), registando-se uma empresa de média dimensão e uma microempresa.
A região Centro conta com 91 “empresas Gazela”, que empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações. Das 91 empresas, seis estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela: três na Covilhã, duas na Guarda e uma em Fornos de Algodres.