A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos «fortemente indiciado» por um crime de homicídio qualificado, ocorrido na quarta-feira em São Martinho, no concelho de Seia. A vítima, de 70 anos, era avó do suspeito.
Segundo o Departamento de Investigação Criminal da Guarda, o indivíduo terá agido «num contexto de convivência familiar, caracterizado por persistentes desavenças familiares entre o autor e a vítima, proprietária da residência onde os factos ocorreram e onde o primeiro também residia, juntamente com uma irmã, após ter regressado recentemente da Suíça».
A morte terá ocorrido «na sequência de mais uma discussão entre o autor e a vítima, que terá mesmo exigido o abandono da casa por parte do seu neto. Nesse contexto, este, prevalecendo-se da sua superioridade física, agarrou a vítima pelo pescoço, estrangulando-a e fazendo-a tombar no chão, prosseguindo depois com sucessivos embates da cabeça desta contra o solo», acrescenta a PJ em comunicado enviado a O INTERIOR.
O agressor terá depois contactado o 112 para solicitar assistência médica. De acordo com a Judiciária, o suspeito alegou, inicialmente, «que o fez por ter encontrado a sua avó caída no chão e inanimada, mas acabou, mais tarde, por assumir ter sido ele o causador desse estado da vítima». A mulher ainda foi socorrida no local e transportada para o Hospital de Seia, onde acabou por falecer em consequência dos ferimentos sofridos.
O detido, desempregado, vai ser presente esta sexta-feira ao Tribunal de Seia para primeiro interrogatório judicial. A PJ contou com a colaboração da GNR de Seia.