Pinhel recebe até sexta-feira um encontro do programa “Europe for Citizens”, que debate a temática das migrações, numa altura em que a guerra na Ucrânia «está a criar uma crise humanitária sem precedentes».
A atividade começou na terça-feira e está integrado no projeto “Europe of Diversity – Integration and Socialization of Migrants”, promovido ao abrigo do programa comunitário “Europe for Citizens”. «Tendo já integrado vários projetos do género, onde é o único parceiro em representação de Portugal, o município de Pinhel é o anfitrião do encontro que junta 40 participantes de 16 países estados-membros da União Europeia», refere a autarquia em comunicado enviado a O INTERIOR. O encontro de Pinhel realiza-se numa altura em que a temática das migrações «é ainda mais premente» devido à guerra na Ucrânia, que provocou já perto de quatro milhões de refugiados, sendo que cerca de 20 mil terão procurado refúgio em Portugal. «Também Pinhel manifestou, desde a primeira hora, a sua disponibilidade para acolher refugiados ucranianos, tendo já colaborado no transporte de vários, e estando a albergar e integrar aqueles que manifestam vontade em ficar no concelho», adianta o município.
Nas atividades programadas vão estar envolvidos 11 refugiados ucranianos que estão em Pinhel e foram convidados para acompanhar a comitiva e para abordar o tema das migrações e da atual situação na Ucrânia. O projeto “Europe of Diversity – Integration and Socialization of Migrants” teve início em 2021, na Bulgária, e já incluiu a realização de dois encontros em Malta.