As estações de serviço em Espanha aplicam a partir desta sexta-feira, e até finais de junho, um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes, medida para conter o aumento dos preços da energia.
O Governo espanhol aprovou este apoio no início da semana para atenuar o impacto nos bolsos dos consumidores e das empresas dos preços dos combustíveis, que dispararam desde o início da guerra na Ucrânia. O desconto foi aplicado em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país a partir das 00h desta sexta-feira (menos uma hora em Portugal).
A diminuição do preço é aplicada automaticamente no momento do pagamento e será indicada no recibo de compra, apesar de o preço exibido no exterior e em cada terminal de abastecimento continuar a ser o “original”. O regulamento aprovado pelo Governo espanhol na passada terça-feira prevê um desconto mínimo de 20 cêntimos por litro, dos quais 15 cêntimos serão sempre dados pelo Estado e o resto pelas estações de serviço.
O executivo espanhol calculou que a medida custará ao Estado aproximadamente 1.423 milhões de euros, a maioria dos quais corresponde aos 15 cêntimos por litro de desconto que são imputados ao orçamento.