O Sporting da Covilhã perdeu 3-1 na deslocação ao reduto do FC Porto B na segunda-feira e agudizou a crise de resultados que vive esta temporada na IIª Liga, onde ocupa o 16º e antepenúltimo lugar da classificação que dá acesso ao “play-off” de manutenção/descida de divisão.
A primeira parte do jogo da 21ª jornada ficou marcada por dois penáltis para cada lado, com os “dragões” a inaugurarem o marcador aos 29’, pelo britânico Danny Loader, enquanto Diogo Almeida empatou volvidos oito minutos na conversão de um castigo máximo. A igualdade fez justiça ao trabalho dos covilhanenses neste período inicial, já que foram mais acutilantes e pressionantes nos primeiros vinte minutos da partida. Logo aos 4’, Gilberto, com um remate forte, testou os reflexos de Ricardo Silva. Muito pressionados pelo Covilhã, os portistas sentiam alguns problemas em sair para o ataque, tanto que o guarda-redes visitante Bruno tocou pela primeira vez na bola aos 10’. Com o 1-1 no placard, o jogo ficou mais equilibrado e não houve registo de mais jogadas de perigo até ao intervalo.
No segundo tempo, o FC Porto B surgiu mais aguerrido com a entrada de Silvestre Varela. O experiente atacante foi para o corredor direito, acrescentou poder de fogo ofensivo aos locais, criou desequilíbrio e marcou aos 54’, com um remate colocado após cruzamento da esquerda. Nesta altura, o Covilhã tinha cada vez mais dificuldades em conter o caudal atacante contrário e sair do seu meio-campo. Contudo, os serranos ganharam alguns livres na reta final que lhes permitiram levar o jogo para a área contrária e assustar os comandados de Folha, mas sem consequências. Já em tempo de compensação, aos 94’, Loader bisou e estabeleceu o resultado final concluindo da melhor forma um contra-ataque portista.
O Sporting da Covilhã não ganha desde 20 de dezembro, quando derrotou o Varzim por 1-0 no Santos Pinto, e afundou-se na tabela, onde está no fio da navalha. Este domingo recebe o Benfica B, que partilha a liderança da IIª Liga com o Casa Pia.
Ficha de jogo:
Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia
Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém)
Árbitros assistentes: Jonathan Babo e Francisco Pereira
________________________________________________________________________
FC Porto B – 3
Ricardo Silva, Tomás Esteves, Zé Pedro, Romain Correia, João Mendes, Vasco Sousa (Wesley, 90’+4’), Samba Koné (Silvestre Varela, 46’), Mor Ndiaye, Bernardo Folha (Tavares, 74’), Danny Loader e Gonçalo Borges (Peglow, 86’)
Treinador: António Folha
Sp. Covilhã– 1
Bruno, Jean Felipe, André Almeida, Héltitão, David Santos, Samu (Ryan Teague, 63’), Tembeng (Camilo, 77’), Gilberto, Rui Gomes (Kukula, 77’), Diogo Almeida (Arnold, 86’) e Jorginho (Perea, 63’)
Treinador: Leonel Pontes
_________________________________________________________________________
Golos: Danny Loader (29’, g.p., e 90’+4’), Silvestre Varela (54’), Diogo Almeida (37’, g.p.)
_________________________________________________________________________
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tomás Esteves (12’), Danny Loader (17’), João Mendes (36’) e Tembeng (38’).