A Câmara do Sabugal mantém-se contra o Programa de Prospeção e Pesquisa de lítio no concelho e tudo fará para que a exploração não avance.
«O município do Sabugal mantém a posição que tomou no dia 9 de dezembro, numa reunião com as 15 Juntas de Freguesia da área de abrangência da prevista exploração do lítio. Tivemos a expectativa que, com a nova decisão por parte do Governo, a área fosse diminuída, mas constatámos que mantiveram a mesma», lamenta o presidente da autarquia.
Por isso, mantêm-se os argumentos invocados em dezembro, quando a Câmara raiana se pronunciou contra o Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio no concelho. «Sem conhecermos mais detalhadamente qual é o plano de intervenção, as contrapartidas ambientais, contrapartidas para as freguesias e para o município, neste momento estamos novamente contra e tudo faremos, obviamente dentro das disposições legais, para que a exploração no concelho do Sabugal não avance», avisa Vítor Proença.