Região

Câmara da Covilhã promete luta «persistente e continuada» contra prospeção de lítio

Escrito por Luís Martins

A Câmara da Covilhã promete uma «luta persistente e continuada» contra uma nova prospeção de lítio no concelho e exige ter uma palavra a dizer no processo, afirmou esta sexta-feira o vereador com o pelouro do ambiente naquele município.

«A nossa luta será persistente e continuada. Iremos resistir até ao fim, pelo ambiente e pela qualidade de vida e segurança das pessoas e dos seus bens», afirmou José Armando Serra dos Reis no final da reunião privada do executivo. A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) viabilizou a pesquisa e prospeção daquele mineral em seis zonas, entre elas a área denominada como “Guarda-Mangualde C (Blocos N e S)”, que abrange os concelhos de Belmonte, Fundão, Covilhã e Guarda.

«Não podemos de modo algum permitir uma prospeção ou qualquer outra atividade exploratória no subsolo, precisamente nas duas freguesias [Ferro e Peraboa] onde temos os solos agrícolas mais ricos e a produção agrícola mais rica do concelho», afirmou o autarca, adiantando que o município ainda não foi notificado pela tutela.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply