Sociedade

Ordem dos Médicos alerta que VMER da Guarda estará seis dias inoperacional em fevereiro

Escrito por Luís Martins

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou esta quinta-feira que, em fevereiro, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda «só cumpre escala completa em sete dias».

«A VMER da Guarda vai estar inoperacional em 55 por cento da escala deste mês e só terá o turno completo de 24 horas em sete dias, mais concretamente nos dias 14, 15, 19, 21, 22, 26 e 27 de fevereiro», alerta a SRCOM em comunicado enviado a O INTERIOR.

«Com uma taxa de operacionalidade bastante irregular prevista para este mês, destaca-se ainda o facto da VMER estar totalmente inoperacional em seis dias: 01, 03, 05, 06, 10, 12 de fevereiro», acrescenta a Ordem. «É uma situação muito grave e que compromete a resposta emergente de todo o distrito da Guarda», denuncia Carlos Cortes, presidente da SRCOM, citado na nota.

O Conselho de Administração da ULS já confirmou que «se registaram constrangimentos em situações pontuais» nas escalas da VMER, mas que «nunca colocaram em causa a resposta» do serviço de emergência médica à população. «Sempre que a VMER da ULSG fica inoperacional é acionada pelo CODU a VMER com maior proximidade física», lê-se numa nota enviada a O INTERIOR.

Além disso, «sempre que não haja médico escalado para VMER e se a mesma for acionada será deslocado o médico do serviço de Urgência com formação em emergência médica». A administração hospitalar acrescenta ainda que ter sido «recentemente aberto» um procedimento concursal para recrutamento de prestadores de serviços médicos na VMER do Hospital da Guarda.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply