O Vice-Almirante Gouveia e Melo, líder da “taskforce” para o plano de vacinação contra a Covid-19 visitou, esta quarta-feira, o Centro de Vacinação de S. Miguel, na Guarda. O líder tem visitado os vários centros de vacinação do país, e nesta visita à cidade mais alta, Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara da Guarda, aproveitou para distinguir o líder com a “Medalha de Excelência e Dedicação do Município da Guarda”, com o objetivo de agradecer ao Vice-Almirante, por toda a dedicação prestada à nação, conjuntamente com médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos.
Carlos Chaves Monteiro refere que esta medalha representa «a excelência daquilo que o senhor Vice-Almirante teve nesta causa e que de facto a vida foi o objetivo fundamental, pois com a sua ação e com a sua capacidade de organização foi a vida de muitos portugueses que foi salva, por isso a Guarda não podia ser indiferente, tem de ser parte daqueles que querem construir um Portugal melhor, e principalmente num momento difícil como este».
O Vice-Almirante Gouveia e Melo agradeceu esta menção honrosa e aproveitou para referir que esta é uma medalha «de todos aqueles que pertencem a esta equipa, cerca de 4.700 pessoas que dia após dia, sem intervalos, sem fins de semana, sem férias, pois não podemos dar férias ao vírus, contribuíram para que isto fosse possível». O líder da “taskforce” admitiu ainda que «foram os portugueses que conseguiram isto (eles enquanto povo), o Ministério da Saúde, os profissionais de saúde, os auxiliares, a proteção civil, os autarcas, vocês foram fantásticos».
Ainda na visita ao centro de vacinação da Guarda, o Vice-Almirante Gouveia e Melo admitiu que as recentes estatísticas revelam que mais de 80 por cento da população já tem pelo menos uma dose da vacina e cerca de 72 por cento já tem vacinação completa.