O Serviço de Urgência Básico (SUB) de Vila Nova de Foz Côa está fechado por falta de médicos desde as 8 horas desta segunda-feira e até às 8 horas de amanhã.
«O SUB de Vila Nova de Foz Côa funciona sempre com dois médicos em presença física. Inesperadamente, um dos médicos escalados para hoje não compareceu ao serviço e, devido à escassez de pessoal médico, não foi possível substituí-lo», justificou o diretor clínico da Unidade de Local de Saúde (ULS) da Guarda.
Nuno Sousa acrescentou que o Conselho de Administração da ULS está «a fazer todos os esforços para que o SUB de Foz Côa consiga entrar em funcionamento durante o período noturno», tendo adiantado que «ninguém ficará sem assistência» durante o período de encerramento porque os serviços de saúde «funcionam em rede». Nesse sentido, todos os utentes serão encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para unidades de saúde mais próximas.
O SUB do Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa, onde está sediada uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, serve também os concelhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Mêda e Figueira de Castelo. Esta é a terceira vez desde 22 de julho que o serviço encerra por falta de médicos para assegurar a escala. A segunda paragem ocorreu a 16 de agosto.