Sociedade

ULS da Guarda e APSCD de Fornos de Algodres vencem prémio da CCDRC

Banner Finalistas
Escrito por ointerior

O projeto “Em idade maior: espaço adequado & corpo mobilizado”, promovido pela Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda, foi o vencedor, na categoria Saúde+, do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável 2024 promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
A iniciativa vencedora pretende, «através da promoção de ambientes seguros, de atividade física e de literacia em saúde, contribuir para a prevenção de quedas e para a melhoria da condição física dos idosos institucionalizados, obtendo assim, elevados ganhos em saúde». O prémio foi entregue na semana passada em Coimbra, durante o 11º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro. Segundo a CCDRC, o galardão tem como objetivo «aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro». Ainda na categoria Saúde+, foi também premiada, entre outros vencedores, a Associação de Promoção, Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres com o projeto “AtivAgingHome”.
Já o Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão venceu a categoria Vida+ com o projeto “Escola Alfa”, cujo objetivo é promover a alfabetização de seniores com o desenvolvimento de competências básicas de leitura, escrita e competências digitais; e estimular as suas capacidades motoras, cognitivas, sensoriais, bem como a sua interação social. As atividades decorrem atualmente em nove freguesias.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply