Sociedade

UBI em quarto lugar na lista das universidades mais inovadoras

Escrito por Luís Martins

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das das instituições de ensino superior mais inovadoras, de acordo com um estudo do Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP), referente a 2020/2021.

A avaliação foi feita no âmbito do Prémio Líderes da Inovação Portugueses, que classificou a UBI na quarta posição entre as universidades públicas com a pontuação mais alta no domínio da inovação, com foco principal na I&D (investigação e desenvolvimento).

Segundo a representação portuguesa do Consumer Guidance Institute, apenas as entidades com «os melhores resultados estão qualificadas para serem premiadas e para demonstrarem o seu desempenho extraordinário», sendo que as conclusões são retiradas da análise do número de pedidos (e registos) de patentes, «a forma mais “crua” de inovação», considera o CGIP.

A UBI está também entre as 20 melhores organizações (em listas que incluem empresas, universidades e institutos politécnicos) em quatro categorias: Top 20 Inovadores Classe A – Necessidades Humanas (6º lugar); Top 20 Inovadores Classe B – Operações de Processamento; Transporte (6º lugar); Top 20 Inovadores Classe C – Química e Metalurgia (10º lugar): e Top 20 Inovadores Classe G – Física (15º lugar).

O Prémio Líderes da Inovação Portugueses foi lançado pelo CGIP para reconhecer e louvar todo o sector de Investigação & Desenvolvimento nacional. É atribuído a organizações que se dedicam a I&D, com o intuito de criar e registar patentes. O galardão distribui-se em quatro categorias principais: empresas privadas, universidades, politécnicos e organizações sem fins lucrativos. O estudo deste ano incluiu a análise de 180 empresas e mais de 550 patentes registadas.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply

Financiamento