Sociedade

Teletrabalho: 4 dicas para ter melhores reuniões a partir de casa

Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/01/00/38/man-2562325_960_720.jpg
Escrito por Jornal O INTERIOR

Portugal está, aos poucos, a voltar à normalidade ou, pelo menos, a uma nova normalidade. No entanto, por enquanto, o teletrabalho ainda é obrigatório, salvo raras exceções.

A esta altura, após mais de um ano de teletrabalho, a maioria dos portugueses já estão mais orientados e à vontade com a nova rotina. Outros, no entanto, ainda sentem algum desconforto, principalmente em momentos de reunião.

Se é o seu caso, este conteúdo é para si. Deixamos-lhe algumas dicas para ter melhores reuniões, mesmo a partir de casa.

1. Tirar o máximo proveito da tecnologia

A tecnologia pode facilitar imenso a vida de quem está a trabalhar a partir de casa. Por exemplo, existem formas de estar em contacto com os colegas em tempo real, manter um progresso do trabalho para que toda a equipa esteja a par, fazer reuniões e muito mais.

As reuniões em casa, no entanto, podem ser complicadas, porque a casa pode estar desarrumada ou as fotos de família podem estar expostas – tornando difícil que os portugueses mantenham a privacidade.

No entanto, as principais opções para fazer reuniões online já têm uma funcionalidade muito interessante que permite mudar o fundo do Teams ou desfocar o mesmo. Neste momento, as opções mais comuns onde é possível fazer essa alteração são o Zoom e o Microsoft Teams.)

2. Se ainda estão todos em casa, organize-se

Se toda a família está a trabalhar a partir de casa e, inclusivamente, as crianças estão em casa, a organização é fundamental.

Trabalhar com crianças em casa é desafiante, mas não é impossível. O melhor que pode fazer é criar uma rotina para que as crianças saibam como agir, por exemplo, durante as reuniões ou mesmo no horário de trabalho. No entanto, talvez seja ideal fazer mais pausas.

Além disso, se mais familiares estiverem a trabalhar a partir de casa, organizar o horário irá permitir que cada um tenha um determinado número de horas sem as crianças. Essas horas podem coincidir com o horário de trabalho ou com a hora das reuniões. Em ambos os casos, todos saem a ganhar.

3. Se possível, escolha uma hora que seja compatível com todos

Se possível, escolha a hora de maior sossego em casa. Essa hora pode ser de manhã, quando os restantes membros estão a trabalhar, ou à tarde, dependendo da rotina dos restantes membros da família ou da casa.

Além disso, a maioria das crianças já se encontra em aulas e, as que estão em casa, costumam estar a dormir de manhã. Portanto, porque não sugerir que as reuniões sejam feitas de manhã, se fizer sentido para a empresa em que trabalha?

Apesar de nem sempre ser possível mudar o horário das reuniões, pode tentar. Quem sabe se os restantes membros da equipa também não estão de acordo?

4. Tire tempo para se divertir com os mais novos

Após a reunião, lembre-se de tirar algum tempo para os mais novos, pois será uma forma de mostrar à criança que também terá tempo para ela após a reunião.

Existem várias opções para passar tempo com a criança após a reunião. Podem dar um passeio – já que será relaxante não só para a criança, mas também para si –, passar algum tempo a fazer uma atividade de eleição da criança ou fazer outras atividades divertidas à sua escolha.

Lembre-se, ainda, de tirar tempo para si. Afinal, após uma reunião e umas horas de brincadeira, também é necessário um pouco de descanso para que tenha energia para as atividades do dia seguinte.

Gostou das dicas? Acrescentaria alguma? Conte-nos a sua experiência.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply