Sociedade

Simpósio do CICS apresenta investigação no campo da saúde

Escrito por Luís Martins

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) tem a decorrer um simpósio sobre doenças com maior incidência na atualidade.

Até sexta-feira, o encontro reúne elementos do CICS e cientistas de outras instituições para falar sobre a investigação biomédica, biotecnológica e o desenvolvimento de fármacos. Durante o simpósio será divulgado um estudo que está a ser levado a cabo na unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências da Saúde, onde se realiza o simpósio.

«Os tópicos a focar assentam nos desafios científicos e societais atuais, nomeadamente, em várias doenças não-comunicantes, as quais são alvo da investigação no CICS-UBI. Isto inclui as doenças neurológicas e vasculares, doenças do foro endócrino e o cancro, patologias com grande incidência nas sociedades ocidentais, e que se prevê que venha a aumentar, resultado do aumento da esperança média de vida, envelhecimento, influências ambientais e estilos de vida», adianta a Faculdade de Ciências da Saúde.

Participam Paulo Oliveira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e presidente da European Society for Clinical Investigation; Maria João Romão, diretora da UCIBIO – Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas; Joaquim Ferreira e Ana Sebastião, ambos do Instituto de Medicina Molecular (IMM); João Malva, do iCBR – Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research; e Alexandra Paulo, do iMed – Instituto de Investigação do Medicamento. 

 

 

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply