A Semana Nacional da Cáritas Portuguesa está a decorrer até domingo começa e consiste num peditório nacional para ajudar pessoas carenciadas ou em dificuldades.
O tema deste ano da iniciativa da instituição tutelada pela Igreja católica é “Cáritas, O Amor que Transforma” e as várias iniciativas programadas para estes dias irão «dar cara» a todos os que procuram diariamente a ajuda do organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, recorda que no anterior peditório nacional foram angariados mais de 219 mil euros, entre cerca de 163 mil euros nos donativos de rua e outros 56 mil euros online, um valor aquém das necessidades da rede nacional. O dinheiro angariado é depois distribuído pelas 20 cáritas diocesanas, cada uma com situações de emergência diferentes às quais têm de atender, mas que tem incluído ajudas no pagamento de contas de água, luz, gás, medicamentos ou mesmo do valor da renda de casa.
A Semana Nacional da Cáritas Portuguesa termina a 3 de março, data em que é assinalado o Dia Nacional Cáritas, estando previstas outras iniciativas em todas as dioceses e em várias paróquias.