Sociedade

Semana dedicada a línguas e culturas no IPG

Escrito por Jornal O Interior

A IVª edição do evento “Março das Línguas e Culturas” começou ontem e prolonga-se até dia 27 nas várias escolas superiores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
O programa inclui palestras, workshops, apresentações de livros e a exibição de um filme selecionado para os Prémios Sofia, da Academia Portuguesa de Cinema. As atividades planeadas mostram diferentes vertentes da língua e cultura a ela associada através de sessões multidisciplinares em diferentes idiomas. Na quarta-feira, o auditório da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto (ESECD) recebeu a palestra “A nova agenda cultural portuguesa no contexto europeu”, por José Amaral Lopes, coordenador da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027. Para esta quinta-feira, Dia Mundial da Poesia, está prevista uma declamação de poemas em várias línguas (pelas 10h30, no auditório da ESECD), seguida da apresentação do livro “Sobre outra coisa aina – short-stories”, de Fernando Carmino Marques.
À tarde, no mesmo local, terá lugar a palestra “El mundo árabe em el mundo hispano”, enquanto na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (14 horas) se iniciará um ciclo de cinema. Esta sexta-feira estão programadas as palestras “Viagens de Camilo Castelo Branco” (10 horas) e “Semelhanças e diferenças: where is le problème?” (11 horas) no auditório da ESECD. À tarde destaque para o concurso “Línguas, arte e Cultura” e a mesa redonda “Working and living in another country part 2 (new incoming Erasmus students). O “Março das Línguas e Culturas” prossegue na segunda-feira com a palestra “Descobrir os sons/desenhar a arte: percursos linguísticos no dizer da arte”, na ESECD, e na terça-feira o tema será “A língua portuguesa é traiçoeira. Se é!” e “Afrofuturismo”. No último dia da atividade organizada pela Unidade Técnico Científica de Línguas e Culturas haverá uma sessão de karaoke (10h30, auditório da ESECD).

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply