A Guarda celebra no próximo dia 27 os 822 anos da atribuição do foral por Dom Sancho I, estando programada uma sessão solene, homenagens, exposições, música e atividades desportivas. O programa comemorativo decorre entre 24 e 28 de novembro.
No Dia da Cidade haverá uma sessão solene (10h45) na Sala António Almeida Santos, sessão antecedida do tradicional hastear das bandeiras e do descerramento, na “Galeria dos Presidentes”, das fotografias dos antigos presidentes de Câmara, Álvaro Amaro e Carlos Chaves Monteiro, e da Assembleia Municipal, Cidália Valbom.
Durante a sessão solene serão atribuídas Medalhas de Grau Ouro e Medalhas de Grau Prata a personalidades e instituições «que se destacaram no panorama da cidade e região», adianta a autarquia.Já é conhecido o
Ainda no dia 27 será inaugurada, nos Paços do Concelho, uma exposição das escolas do concelho sobre o Foral da Guarda e será homenageado postumamente o deputado municipal Tiago Gonçalves (falecido em 18 de julho de 2020), cujo nome será atribuído ao Largo da antiga escola de Vila Mendo, de onde era originário. Ao final da tarde será ligada a iluminação de Natal na cidade e à noite (21h30) terá lugar o concerto de Fausto no TMG.
Ainda no âmbito das comemorações, no dia 24 será inaugurada no Museu da Guarda a exposição “Le couple” – Fundação Árpád Szenes – Vieira da Silva. De 24 a 28 de novembro está agendado um Torneio Nacional de Patinagem Livre e Solo Dance, no escalão de benjamins, no pavilhão municipal de São Miguel, organizado pela Câmara, Associação de Patinagem de Coimbra e Federação Portuguesa de Patinagem. A fechar a celebração da efeméride, no dia 28, realiza-se a Invernal de BTT – Cidade da Guarda, uma iniciativa do município e do Clube de Montanhismo local.