Sociedade

Rede elétrica e de fibra ótica melhorada na plataforma logística da Guarda

Escrito por Jornal O Interior

EDP inaugurou nova subestação e novas linhas de média e alta tensão, Altice fez chegar rede da fibra ótica à PLIE e a Beiragás a rede de gás natural

A EDP, a Altice e a Beiragás inauguraram na quinta-feira, na plataforma logística da Guarda (PLIE) , as novas infraestruturas de energia e comunicações que vão servir o concelho. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros que foi considerado de «extrema importância» pelo secretário de Estado da Energia.
«Os avultados investimentos que hoje celebramos envolvem-se de importância nacional e regional na medida em que promovem a coesão territorial através de novas oportunidades de desenvolvimento socioeconómico e representam um apoio às unidades industriais», afirmou João Galamba. O governante apelou, por isso, aos consumidores domésticos e industriais da Guarda que «consumam mais» energia, porque «o consumo local tem que justificar este investimento». Antes da cerimónia foi inaugurada a subestação da EDP, em Casal de Cinza, bem como novas linhas elétricas de alta e média tensão, num investimento global de 10,5 milhões de euros. A rede abarca 34 quilómetros de linhas de alta tensão e 12 quilómetros, na maioria subterrâneos, de linhas de média tensão. Um investimento que, para o presidente da Câmara, era «uma necessidade», pode «potenciar outros investimentos» e serve também de incentivo para a fixação de empresas na plataforma logística. «Nos últimos três anos e meio foram vendidos 63 lotes industriais num espaço próximo da fronteira e competitivos no mercado ibérico», acrescentou Álvaro Amaro.
Também a infraestrutura de fibra ótica da Altice na zona da plataforma logística foi melhorada e possibilitará o aumento da velocidade de transmissão da informação digital na zona. Este investimento integra o projeto para o maciço central da Serra da Estrela, que cobre vários municípios num total de aproximadamente 70 por cento de rede de fibra ótica. Para o presidente executivo da Altice, Alexandre Fonseca, com a «desertificação e as assimetrias regionais é necessário traçar um caminho feito de proximidade e, brevemente, nalgumas freguesias do concelho estaremos bem próximos de cem por cento do território coberto com fibra ótica». A iniciativa contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Administração da Beiragás, Gabriel Sousa, que assinou um protocolo com a autarquia que prevê a ligação da rede de gás natural aos loteamentos da plataforma logística. Já o presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, João Torres, assinou outro acordo, também rubricado pela Altice, para a retirada das antenas de telecomunicações e energia elétrica da Torre de Menagem.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply