Sociedade

Rádio Altitude perpetuada na rotunda de entrada do Parque da Saúde

Escrito por Luís Martins

A Rádio Altitude está agora perpetuada na toponímia da Guarda com a atribuição do nome da emissora local mais antiga do país à rotunda da entrada Sul do Parque da Saúde, de onde emite ininterruptamente há 75 anos.

Era o reconhecimento que faltava por parte do município, que, em 1986, atribuiu à estação a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. A decisão da autarquia, então presidida por Abílio Curto (PS), foi aprovada por unanimidade a poucos dias da estação celebrar 37 anos de atividade – atualmente, é desconhecido o paradeiro dessa medalha. A placa toponímica foi descerrada no domingo pelo presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, e pelo diretor do ALTITUDE, Luís Baptista-Martins, no âmbito dos 824 anos da cidade, numa cerimónia que contou com a presença de colaboradores da rádio, eleitos locais e outras personalidades. A atribuição do nome da Rádio Altitude à rotunda é uma homenagem do município aos 75 anos da rádio local mais antiga do país.

O presidente da autarquia disse tratar-se de uma «homenagem mais do que justa» à história e a quem ajudou a fazer da Rádio Altitude «o que ela é hoje, a grande embaixadora da região e da nossa cidade, ou não fosse a rádio local mais antiga do país, A partir de agora temos um espaço na cidade onde podemos lembrar o Altitude para todo o sempre porque os topónimos são o que vai perdurar ao longo de décadas e séculos».

Para Luís Baptista-Martins, diretor da rádio, esta era a homenagem da cidade que faltava nos 75 anos do Altitude. «A rádio nasceu em 1948 nesta cerca do sanatório, onde os doentes tuberculosos criaram, inventaram, o Altitude para passar o tempo. Ainda não tinha havido esta homenagem pública da cidade para com a emissora, nós somos apenas os interpretes e os portadores deste momento, que foi uma forma de homenagear todos os que, ao longo destes 75 anos, colaboraram com a rádio, os seus diretores, jornalistas, animadores e colaboradores. Creio que é um momento de elevação importantíssimo e é o reconhecimento de uma das mais importantes obras imateriais da Guarda, que é a própria Rádio Altitude», declarou o diretor da emissora.

A cerimónia contou com a presença de atuais e antigos colaboradores da rádio, elementos do executivo, presidente da Assembleia Municipal e os autarcas de Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Pinhel e Sabugal, bem como de Álvaro Amaro e de João Prata, deputado do PSD na Assembleia da República, entre outras individualidades. A atribuição do nome da Rádio Altitude à rotunda da entrada sul do Parque da Saúde resulta de uma deliberação do executivo, de 10 de julho deste ano, após parecer favorável do Conselho Municipal de Toponímia. Na década de 80 do século passado já tinha havido uma deliberação do executivo guardense para atribuir o nome da Rádio Altitude à Alameda de Santo André, decisão que nunca chegou a ser concretizada. Mas esta não foi a única distinção concedida à emissora. Em 1985, o então Governo Civil concedeu a Medalha de Honra do Distrito da Guarda como testemunho «de elevada consideração e respeito pela sua ação» no domínio da informação e comunicação social «a favor da Guarda e seu distrito». Era então Governador Civil João Gomes. Já em 1975, a Rádio Altitude foi distinguida com a Medalha de Ouro – 2 Estrelas pela Liga dos Bombeiros Portugueses por «serviços distintos».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply