Música, poesia, jogos tradicionais, entrevistas, programação especial, assim vai ser a comemoração dos 75 anos da Rádio Altitude, que se celebram a 29 de julho.
A festa da rádio local mais antiga do país começa logo à meia-noite, cujo sinal horário será assinalado pela célebre “moca” que antigamente marcava as horas no Altitude. Logo a seguir, os colaboradores da rádio vão cantar os parabéns em direto.
A partir das 6h30, será retransmitido o sarau cultural “Abril no Altitude”, que esgotou o grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG). Às 9h45, o Altitude retoma o célebre programa de discos pedidos e às 11 horas estará em direto da Praça Luís de Camões para ouvir os guardenses. Um quarto de hora depois será transmitido um especial “Provedor do Ouvinte”, de Hélder Sequeira, com testemunhos de antigos jornalistas e colaboradores da Rádio Altitude.
Para as 15 horas está programado outro direto do Paço da Cultura, onde haverá jogos tradicionais para experimentar, e às 15h40 a Rádio estará no Jardim José de Lemos. A partir das 16 horas, há novo programa de discos pedidos, desta vez com Hélder Sequeira.
A comemoração dos 75 anos da Rádio Altitude prosseguem à noite no pátio do Paço da Cultura com um programa repleto de surpresas. Tudo começa com um “live act” de B. Riddim (21 horas), que antecede a atuação do grupo de intervenção cultural “Reflexo Imperfeito”, formado por Luís Baptista-Martins, Albino Bárbara, Pedro Correia, Alexandre Gonçalves e Daniel Lucas.
Às 22h30 a jovem soprano Leonor Fantasia vai cantar os parabéns ao ALTITUDE. Logo a seguir o palco será do grupo guardense Rádio Mutante para uma curta e enérgica atuação no pátio do Paço da Cultura. O dia do 75º aniversário da rádio termina formalmente às 0 horas com a transmissão de uma mensagem do diretor Luís Baptista-Martins.