A indústria de entretenimento é das indústrias que mais tem aproveitado a evolução digital para oferecer mais conteúdo e chegar a mais audiências. Um pouco por todo o entretenimento é possível notar como a acessibilidade e oferta de conteúdo têm sido a prioridade para os grandes nomes do setor.
Na verdade, os últimos anos têm visto grande parte dos modelos de receita dominados por subscrições para usufruir do conteúdo digitalmente. Embora ainda exista forte presença de espaços físicos que permitem a aquisição de álbuns, filmes e videojogos, o fenómeno de subscrição tem dominado a indústria do entretenimento devido à vasta oferta de conteúdo por um preço reduzido.
A era da subscrição
O conceito de subscrição não é novo – este era um conceito antigo que remonta aos jornais e revistas. No entanto, o modelo de subscrição é a opção mais encontrada hoje nos principais serviços líderes de entretenimento.
As subscrições são, por regra, mensalidades ou anualidades que facilitam o acesso a uma biblioteca de conteúdo de entretenimento. Dentro das várias opções atuais, é possível encontrar subscrições digitais para todo o tipo de conteúdo, incluindo filmes, séries, música, ebooks, videojogos e até compras online. Esta transição da aquisição de produtos para a subscrição foi motivada pela inovação e vantagens de tecnologia cloud, que permite o acesso a conteúdo sem este estar armazenado localmente.
Foi precisamente este acompanhamento de tecnologia que transformou o Netflix ao longo dos tempos até à liderança mundial de serviço streaming de filmes e séries – segundo um estudo da Multidados, uma empresa especializada em estudos de mercado, em Portugal o Netflix lidera em subscrições e frequência de utilização, chegando já a mais de três quartos dos portugueses.
Para além do Netflix, a grande maioria dos serviços de streaming são exclusivos a um formato, como por exemplo o YouTube ao conteúdo de vídeo online, o Spotify ao streaming de músicas e podcasts, ou os vários serviços de cloud gaming para os videojogos.
No entanto, estes serviços começam também a explorar novas formas de aumentar o conteúdo e ir abrangendo mais vertentes no entretenimento. Tal acontece com o Amazon Prime, que engloba vários formatos de entretenimento, como o serviço de vídeo e música – além da vertente de loja online, como as vantagens de membro na Amazon, que oferecem encomendas grátis e descontos exclusivos para membros Amazon Prime.
Promoções e bónus para novos jogadores
Outra vertente que vem reinventando o entretenimento são os casinos, que vão crescendo no formato digital para oferecer uma variedade e qualidade de jogo superiores às do casino tradicional. Para isso, os casinos online ganham mais clientes através dos bónus frequentes que oferecem aos jogadores.
Especialmente os novos jogadores beneficiam de bónus de boas-vindas, e podem mesmo encontrar mais informação em como levantar dinheiro real de um bónus sem depósito enquanto se divertem. Através das promoções e variedade de jogos encontrados online, as casas mais conhecidas vão inovando na sua oferta de forma a beneficiar os jogadores de uma experiência de jogo completa e cómoda.
A indústria de entretenimento vai beneficiando da evolução de tecnologias como cloud, realidade virtual e inteligência artificial, que vão oferecendo novas possibilidades para as plataformas de serviços ao implementar novos conceitos para os clientes.
A futura direção do entretenimento contempla a continuação de uma oferta diversa a audiências cada vez mais informadas e, por este motivo, com mais expetativas sobre o serviço que utilizam. É esperado continuar a ver o domínio de serviços de streaming por subscrição, que vão gradualmente expandindo a oferta e justificando a subscrição na implementação de novas tecnologias e funcionalidades que tragam valor ao cliente.