A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou, recentemente, uma ocorrência referente à tentativa de um furto a interior de uma residência na Guarda. «O suspeito não chegou a concretizar qualquer furto porque se apercebeu que havia gente no interior da habitação e fugiu imediatamente do local», especifica o Comando Distrital, que acrescenta que, «até ao momento, não foi reportado à PSP da Guarda mais nenhuma situação do género, sendo este um caso isolado e único, que já se encontra em investigação».
A informação surge numa altura em que «a circulação de relatos, boatos ou comentários, que não correspondem com a realidade, criados pela “desinformação”, publicada e partilhada maioritariamente nas redes sociais causam alarme social na população» da Guarda, alerta a polícia, que diz estar «permanentemente atenta aos fenómenos criminais» e alertará a população «sempre que se justifique». Nesse sentido, a PSP esclarece que, além do caso relatado, desde janeiro de 2024 até à presenta data apenas houve registo de duas situações de furto em residências, que estão a ser investigadas.
«Se pretender apresentar uma denúncia, faça-o numa Esquadra de Policia e não nas redes sociais», apela a PSP guardense, realçando que, caso seja necessário, recorrerá sempre aos órgãos de comunicação social e às redes sociais da polícia para divulgar «informação oficial e credível». O Comando Distrital conclui deixando algumas recomendações: «Mesmo sendo a cidade da Guarda uma das mais seguras do país, para evitar qualquer tipo de situação semelhante, sugere-se à população que tome sempre medidas de autoproteção, como fechar as portas de entrada à chave, nunca deixar as janelas e marquises abertas, mesmo em andares mais altos, verificar se as portas das garagens e de entrada dos prédios se encontram fechadas e evitar acumular correspondência na caixa do correio. A PSP sugere também que se dê alguma aparência de atividade à residência, abrindo regularmente as persianas e ligando alguma luz acesa no período noturno, sempre que possível».