A PSP da Guarda comemora 140 anos de existência. Nasceu a 22 de outubro de 1884, quando 15 cidadãos comandados pelo Comissário Pignatelly, constituíram o Primeiro Corpo de Polícia Civil da cidade da Guarda. Este ano, as comemorações já começaram na Sé Catedral da Guarda com uma missa em memória dos elementos falecidos do Comando, e segue-se a partir das 10h45 a cerimónia solene, na sala António de Almeida Santos, na Câmara Municipal da Guarda.
O distrito da Guarda continua a ser apontado como um dos três com menor índice de criminalidade denunciada, segundo o RASI – Relatório Anual de Segurança Interna. Em 2023 a PSP da Guarda realizou «mais de 65 ações de prevenção junto da comunidade escolar, e no que respeita à proatividade policial, em 2023, registou-se um «aumento de 32 por cento» face ao ano anterior. Também a sinistralidade rodoviária registou um «decréscimo de 99 acidentes face ao ano anterior, o que representa menos 72 por cento» em 2023.
Atualmente o Comando Distrital da Guarda da PSP é responsável pelas cidades da Guarda e Gouveia, e em todo o distrito no que toca à «matéria de licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas e munições».