Sociedade

Professores dos agrupamentos da Guarda em greve

04 Professores Dr
Escrito por Sofia Pereira

Hoje os professores estão em greve no distrito da Guarda. É a décima concentração de profissionais a nível distrital.

No concelho da Guarda, no agrupamento de escolas Sé, o diretor David Gonçalves já disse a O INTERIOR que ainda estão a tentar perceber quantas escolas estão abertas, uma vez que «há alguns professores a dar aulas». De qualquer das formas «a maioria dos professores aderiu à greve e não há aulas».

No agrupamento de escolas Afonso de Albuquerque, parte dos alunos (2º e 3º ciclo, ensino secundário e profissional) estão de férias, pelo que a greve provocou constrangimentos ao nível do pré-escolar e ensino básico. Na Escola Básica Adães Bermudes, as aulas do 1º e 2º ano estão a decorrer e as dos 3º e 4º anos estão suspensas. Na escola básica Augusto Gil as aulas estão suspensas; na escola básica do Bonfim as aulas do primeiro ano estão suspensas e as restantes a decorrer; na escola Básica Espírito Santo o primeiro e segundo ano têm as aulas suspensas e as restantes estão a decorrer. As escolas básicas de Famalicão, Gonçalo e Lameirinhas, Santa Zita, Trinta e Videmonte estão encerradas enquanto a Escola Básica de Maçainhas está a funcionar.

Sofia Monteiro, dirigente da FENPROF, já afirmou esta manhã à SIC que «as escolas vão fechar praticamente no distrito todo. Há uma adesão fortíssima e os colegas que trabalham em escolas fora da área de residência, hoje estão cá na Guarda e hoje vão participar na concentração».

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply