Sociedade

Professores da Secundária da Sé protestam contra «ilegalidades» do Ministério da Educação

Escrito por Luís Martins

Os professores da Secundária da Sé, na Guarda, protestaram na manhã desta quinta-feira contra as «ilegalidades» do Ministério da Educação. A grande maioria dos docentes não deu aulas à primeira hora e manifestou-se em frente ao portão da escola logo pelas 8h30 empunhando cartazes e tarjas com palavras de ordem.

“Respeito”, “Reposição”, “Por uma Escola Pública”, “Municipalização Não” e “Professores a lutar também estão  a ensinar”, foram algumas das mensagens exibidas. Os professores ouvidos por O INTERIOR dizem que a classe está a ser «muito mal tratada, muito desrespeitada» pela tutela tendo em conta o congelamento das carreiras, a perda de tempo de serviço, a desvalorização e a burocratização da profissão.

«Temos uma lição a transmitir aos nossos alunos: não podem desistir daquilo que lhes é devido», disse uma professora. «Esta é uma luta que veio para ficar. O poder político tem sabido dividir a classe, mas desta vez estamos unidos e temos a sociedade civil a sentir e a ser alertada para a situação que os professores estão a viver e as condições de trabalho que nos têm vindo a ser impostas e não têm beneficiado a sociedade», acrescentou outro docente.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply