Sociedade

Portugal regista mais 46 óbitos por Covid-19, o novo máximo desde o início da pandemia

Escrito por Luís Martins

Portugal registou esta segunda-feira um novo máximo de óbitos por Covid-19 com 46 mortes nas últimas 24 horas. Registam-se também mais 2.506 infetados com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da DGS de hoje.

20 dos óbitos ocorreram na região Norte, 17 em Lisboa e Vale do Tejo, seis no Centro, um no Alentejo e um no Algarve. A região Norte continua a registar o maior número de novas infeções diárias, contando hoje com mais 1.202. De acordo com o boletim divulgado esta segunda-feira, Portugal já contabilizou 146.847 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 2.590 óbitos.

Em relação aos internamentos, o número de pessoas hospitalizadas continua a subir, sendo agora 2.250 pessoas, mais 133 do que no domingo, e destas, 294 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, mais dez que ontem.

As autoridades de saúde têm agora sob vigilância 65.428 pessoas, mais 1.623 do que nas últimas 24 horas. A DGS revela ainda que estão ativos 60.963 casos, mais 937 do que ontem. Foram dados como recuperados 1.523 casos, totalizando 83.294 desde o início da pandemia. Durante a conferência de imprensa da DGS, Graça Freitas deixou uma mensagem de agradecimento aos profissionais de saúde e depois aos cidadãos recordando que «as únicas medidas que temos neste momento contra a propagação do vírus são os nossos comportamentos, que travaram a primeira onda epidémica».

A diretora-geral da Saúde recordou que esta segunda-feira faz oito meses desde o primeiro caso de Covid-19 em Portugal. «Somos tentados a dar passos que nos desprotegem, e aos que estão à nossa volta», considerou Graça Freitas, apelando a todos para «não baixarmos a guarda, por muito cansados que estejamos». «Neste momento estamos em fase ascendente, que tem tendência a crescer e por isso é responsabilidade nossa achatar a curva», afirmou.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply