No último ano letivo, o Centro de Formação Contínua de Professores do Instituto Politécnico da Guarda – IPG formou mais de 350 professores, em regime presencial e online, nas áreas de Português, Música, Matemática, Biologia, Geopolítica, Produção de Vídeo, História e Outdoor Learning. “O Politécnico da Guarda é atualmente uma referência a nível da qualidade da oferta formativa para os docentes do pré-escolar, ensino básico e ensino secundário”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG.
Todos os anos são realizados diagnósticos periódicos, que incluem questionários e reuniões com escolas e professores que cooperam com a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), para definir áreas prioritárias de formação. A equipa operacional do Centro de Formação Contínua de Professores (CFCP) é coordenada por Rui Formoso, diretor da ESECD e integra os docentes Elisabete Brito e Joaquim Mateus e a bolseira de investigação Catarina Gonçalves. Esta equipa analisa em conjunto as tendências educativas e as orientações do Ministério da Educação para garantir que as formações estão alinhadas com as exigências atuais do sistema educativo.
“A cooperação entre escolas e instituições de formação tem sido incentivada, promovendo um ambiente de partilha de experiências e de boas práticas”, afirma Rui Formoso. “O feedback é muito positivo e muitos professores relatam que se sentem mais confiantes e preparados para aplicar novas metodologias em sala de aula”.
O Centro de Formação do Politécnico da Guarda desenvolve a sua atividade há vários anos, proporcionando formação contínua para professores de todos os grupos de recrutamento. Nos últimos anos tem apostado na modalidade online, conseguindo, desta forma, alargar a sua zona de atuação e chegar a professores de todo o país.
O Centro de Formação do Politécnico da Guarda desenvolve a sua atividade há vários anos, proporcionando formação contínua para professores de todos os grupos de recrutamento. Nos últimos anos tem apostado na modalidade online, conseguindo, desta forma, alargar a sua zona de atuação e chegar a professores de todo o país.
“Temos diversificado ações de formação para que estas sejam capazes de abranger todos os grupos de recrutamento dos ensinos básico e secundário, proporcionando aos professores uma boa preparação que lhes permita enfrentar os desafios atuais do ensino”, afirma Joaquim Mateus. “A formação online tem sido a preferida da maioria dos professores que também cultivam o networking, tornando a formação mais atrativa e colaborativa e permitindo conciliá-la com as suas disponibilidades e responsabilidades diárias”. O primeiro plano de formação de professores para o ano letivo 2024/2025 arrancou no mês de novembro, com a realização de seis ações formativas em modalidade online, com a duração de 25 horas cada. Ao longo do presente ano letivo outras formações se seguirão.