Sociedade

Orlando Faísca reeleito na presidência do NERGA

Dsc 2418
Escrito por Carlos Gomes

Orlando Faísca foi reeleito na passada sexta-feira para o segundo mandato na liderança do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda.
O empresário concorreu com uma lista que repetiu «boa parte» dos atuais órgãos sociais, mas com algumas novidades. A inclusão do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que vai assumir uma vice-presidência da direção, é uma delas além de congregar de empresas de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Celorico da Beira e Fornos de Algodres. Orlando Faísca disse a O INTERIOR que a grande prioridade do mandato é «criar no edifício do NERGA uma incubadora, para entrar em atividade até ao final do primeiro semestre de 2025, cuja certificação deverá estar concluída até ao final deste ano», num espaço de 300 metros quadrados. O dirigente estima que o futuro ninho de empresas fique preparado, dentro de um ano, para receber investidores que queiram vir para a Guarda e também novos empreendedores.
Para além do espaço físico, o representante dos empresários da Guarda considera que também é importante disponibilizar um «serviço de mentoria para capacitar os novos empreendedores de ferramentas relativamente à produtividade, recursos humanos e ao nível fiscal». Um serviço disponível para as empresas que pretendam fixar-se fisicamente no NERGA, mas também a outras espalhadas pelos vários concelhos do distrito». Tendo sucesso nesta área, a ideia, segundo Orlando Faísca, é «ampliarmos essa incubadora para ter várias dezenas de empresas e cerca de duas centenas pessoas a trabalhar». A tomada de posse dos novos órgãos sociais do NERGA deverá ser agendada para a segunda quinzena de setembro. Além de Orlando Faísca (representante da Floresta Bem Cuidada, Lda), foram eleitos como vice-presidentes Joaquim Brigas (representante do Instituto Politécnico da Guarda), Orlando Cordeiro (Orlando&Nuno Cordeiro – Consultores Financeiros, LDA), António Pacheco (Portrinta, Metálicos, Comércio e Indústria, Lda) e Nuno Ferreira (Pabi, SA).
O novo presidente da Assembleia-Geral é Gustavo Duarte (Solicel – Sociedade do Centro Industrial de Esteios de Lousa, Lda), tendo como vice-presidente, Pedro Tavares (Egiquimica, SA) e secretário, Nuno Caetano (representante da Norinstelnor-Instalações Especiais, Lda). João Andrade (representante da Gef-Guarda) foi reconduzido na presidência do Conselho Fiscal, tendo como vice-presidente António Fonseca (António José Silva da Fonseca – Solicitador).

Sobre o autor

Carlos Gomes

Leave a Reply