Sociedade

Ordenamento do território em debate na Guarda

Escrito por Sofia Craveiro

A primeira edição deste ano das Conferências da Guarda levou a debate a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), após 25 anos de o anterior PDM estar em vigor. Seis especialistas estiveram presentes na sessão, onde foram debatidos elementos como território urbano e rural, recursos naturais, acessibilidade e infraestruturas.

Sérgio Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, foi o moderador da discussão e afirmou que «o primeiro PDM foi bem feito, mas ao fim de 25 anos, todos podemos afirmar que pode funcionar melhor», sublinhando que atualmente «estão definidos apenas 12 perímetros urbanos», faltando agora «definir mais de 150 em pouco mais de um ano».

Sobre os elementos em revisão neste PDM, Carlos Chaves Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda referiu que «o território precisa de ser pensado e tem de ser discutido». O autarca mencionou problemas atuais, como despovoamento e envelhecimento da população, e salientou a necessidade de «redesenhar o território para o que são hoje as necessidades da sociedade».

O Plano Diretor Municipal é um documento de realização obrigatória. Com um prazo de revisão até julho de 2020, o PDM define o quadro estratégico relativo ao ordenamento territorial do concelho e funciona como uma referência para os demais planos municipais.

Saiba mais na edição em papel de O INTERIOR.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Leave a Reply