Sociedade

O ano de regressos…

Whatsapp Image 2022 12 28 At 11.03.47
Escrito por Efigénia Marques

Em 2022 muitos temas tiveram destaque todo o ano – entre problemas de saúde, agravamento da procura de hospitais, a permanência das portagens, a inflação e a reabertura do troço ferroviário entre o Pocinho e Barca d’Alva, na linha do Douro. Mas com o decorrer do ano, vimos também os agricultores a queixar-se da seca, a chegada de ucranianos refugiados, os incêndios na Serra da Estrela, o Hotel Turismo também em chamas, antes mesmo de se saber a solução para este espaço… e muito mais.

Janeiro 2022

O ano começou com a notícia de que a “Guarda acolhe o primeiro Porto Seco do país” e já aí se falava em «estudar a construção de um terminal de raiz» que, até agora, ainda não existe. O projeto continua em cima da mesa e surge nas conversas de autarcas, mas a solução ainda não terá sido encontrada.
A meados de janeiro, os sindicatos foram tema no jornal O INTERIOR por acusarem a CIMBSE, numa manifestação, de «não estar interessada» em repor os descontos nos passes sociais na cidade mais alta.

Edição 1147 Capa

A união de Sindicatos da Guarda e Castelo Branco exigiu, ao longo do ano 2022, à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela a aplicação do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária), tendo acabado o ano com uma resposta negativa por parte do presidente da CIMBSE, Luís Tadeu.

 

Na coesão territorial, o programa para atrair pessoas para o interior falhou devido à «oferta habitacional insuficiente». As conclusões são das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) que, para além do preço das habitações, a «falta de oferta» e a existência de «imóveis devolutos» dificultam a atração de pessoas.
O mês de janeiro terminou em campanha eleitoral para as Legislativas de 30 de janeiro 2022, em que, no concelho da Guarda, saiu vencedor o Partido Socialista, conduzido pelo Primeiro-Ministro, António Costa, com 9936 votos.

Fevereiro 2022

A começar fevereiro, as notícias não foram animadoras quando se soube que a VMER da Guarda ia fazer apenas sete dias de escala completa nesse mês, e em outros sete ia estar inoperacional, devido à falta de médicos.
Este mês ficou a saber-se que o distrito da Guarda perdeu mais de 1200 alunos em quatro anos. O Agrupamento de Escolas de Trancoso foi o que perdeu mais, um total de 258, enquanto o de Figueira de Castelo Rodrigo foi o que perdeu menos jovens (24).

E também para os estudantes, em fevereiro, o presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas, anunciou uma residência de estudantes para a entrada do Campus Politécnico. Falou-se num investimento superior a 6 milhões de euros que criaria 200 quartos individuais.
Os agricultores começaram a queixar-se da seca que afetou a produção de gado e os cultivos. A Mêda começou a tomar medidas para reduzir os consumos de água.
A terminar fevereiro… começou a guerra na Ucrânia, dia 24, invadida pela Rússia.

Março 2022

Este mês fica marcado pela solidariedade dos portugueses com os refugiados ucranianos. Na Guarda foram acolhidas cerca de 400 pessoas (especialmente mulheres e crianças); foram recolhidas 80 toneladas de bens de primeira necessidade destinados aos ucranianos pelos populares, autarquias e empresas.

Edição 1153 Capa

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Guarda doou uma ambulância para auxílio na Ucrânia.

 

A inauguração dos Passadiços do Mondego, marcada para o final de março foi uma vez mais adiada. A esta altura ainda faltava o licenciamento, parques de estacionamento, construção de vias de acesso, sanitários, rede de comunicações e plano de segurança.
Em meados de março, a cidade da Guarda foi afastada da fase final da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. O presidente da Câmara, Sérgio Costa, prometeu «redefinir a política cultural» da Guarda.
A rematar o mês, a sede (provisória) do Estrela Geopark saiu do Instituto Politécnico da Guarda para ser instalada, definitivamente, em Manteigas.

Abril 2022

A entrada no segundo trimestre deste ano ficou marcada pela escalada do preço do pão e dos cereais. A consequência não foi a perda de clientes, mas sim a menor quantidade de pão vendido na região.
Ainda este mês, os alunos da Secundária Afonso de Albuquerque reivindicaram «obras na biblioteca, melhoria das condições de aquecimento do pavilhão e balneários». Segundo os estudantes «estas melhorias garantem um melhor desempenho».

Edição 1158 Capa

Os problemas na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda não ficaram para trás e os resultados chegaram em abril. No final de janeiro havia mais de 4 mil pessoas à espera de uma consulta de especialidade e mais de mil à espera de cirurgia. Nas consultas, o serviço de oftalmologia era o que se mostrava com uma lista de espera maior, seguido da pneumologia e neurologia.
Ainda na saúde, o distrito da Guarda foi o que registou menos nascimentos no primeiro trimestre de 2022 segundo o “teste do pezinho” – falamos de 135 bebés, mais dois do que em igual período de 2021.
No final de abril concluiu-se o estudo de viabilidade técnica e ambiental para a reabertura do troço da linha do Douro, entre Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo) -com um custo de 175 mil euros. Desde abril, a linha estaria fechada por 9 meses para ser realizada uma remodelação profunda. Para 2023, o governo já se comprometeu a lançar o concurso público para a elaboração do estudo prévio e do projeto de reativação da linha ferroviária do Douro.

Maio 2022

Maio começa com o Guarda Desportiva a sagrar-se campeão distrital de futebol depois de vencer o Guarda FC por 2-0 na penúltima jornada do campeonato da Iª Divisão da AF Guarda.
Os resultados do estudo de viabilidade da reabertura da linha do Douro dizem que a reabertura do troço Pocinho-Barca d’Alva implica um investimento de 75 milhões de euros e só depois da linha estar toda eletrificada é que os comboios poderão circular nos últimos 28 quilómetros.
A “Plataforma P’la Reposição das SCUTS A23, A24 e A25” exigiu a «suspensão» das portagens no interior e avisou que «se o Governo não cumprir, em maio haverá protestos». Ainda neste tema, a DECO pediu também que o valor das portagens seja igual para todos os condutores – para os que usufruem de Via Verde ou não uma vez que os valores marcados nas placas das autoestradas referem-se a quem tem Via Verde, quem paga em “payshop” ou CTT tem acréscimo no valor final.

Edição 1164

Os intervenientes do caso das parcerias público-privadas da MRG começaram a ser julgados – Júlio Sarmento, ex-autarca de Trancoso; Álvaro Amaro, eurodeputado e antigo autarca de Gouveia; Luís Tadeu, presidente da CIMBSE; o empresário Fernando Gouveia e a sua empresa – MRG; o vice-presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues; o chefe de gabinete do antigo autarca de Alcobaça, Eduardo Nogueira; Josefina Torres, empresária e sogra de Júlio Sarmento; e o consultor Marco Carreiro. Foram acusados de participar num esquema de parcerias público-privadas (PPP) com a construtora que, alegadamente, lesou as contas dos municípios de Trancoso, Alcobaça e Gouveia, entre 2007 e 2011.
O Tribunal da Guarda mandou avançar as obras no Pavilhão 5 do Hospital Sousa Martins para que lá seja instalado o Departamento da Mulher e da Criança que concentrará os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia.
A terminar o mês, os comerciantes do mercado quinzenal da Guarda reclamaram as condições em que a feira se realiza. Não há clientes e para os vendedores, marcar presença no mercado quinzenal da Guarda é uma «despesa». Uma das vendedoras ambulantes relembrou mesmo que «o presidente da Câmara prometeu que fazia obras e nos colocava num sítio melhor».

Junho 2022

Os finalistas da escola Afonso de Albuquerque e da Escola da Sé fizeram o baile em conjunto pela primeira vez – por questões de logística e porque é «uma forma de promover a união das duas escolas».
A feira de antiguidades e colecionismos da Guarda regressou à Praça Velha, local original do certame que se realizou no primeiro domingo de cada mês até outubro. Os vendedores pediram mesmo que a feira se realizasse «o ano todo». O espaço das ruínas do Mileu foi requalificado, com um custo de 400 mil euros, permitindo agora a visitação do espaço. Na mesma semana foi adjudicada a recuperação do órgão de tubos da Sé e aprovado o financiamento dos passadiços do Mondego. O conjunto de aprovações atinge os 3,5 milhões de euros.
Na região das Beiras e Serra da Estrela, a Guarda é a melhor cidade para viver, visitar e fazer negócios. A nível nacional ocupa o 45º lugar neste ranking elaborado pela Bloom Consulting.
Até ao final do ano, a Câmara da Guarda aprovou a isenção das taxas de esplanadas, exceto as que ocupam lugares de estacionamento (que vão ter uma redução de 50 por cento).
No desporto, António Silva é o novo campeão distrital de estrada da Associação de Atletismo da Guarda, tendo completado os 10.500 metros do percurso urbano traçado na zona da Guarda-Gare em 35m12s. No Guarda Desportiva há um novo treinador: Pedro Duarte substituiu Ricardo Araújo.
Os “Santos da Guarda” realizaram-se ao longo de duas semanas nos vários bairros da cidade. E a terminar junho, o Bairro da Luz venceu o concurso do melhor Caldo de Grão da cidade mais alta.

Julho 2022

«Água ao preço do petróleo». O assunto abriu o mês, tendo em conta que em municípios vizinhos do mesmo distrito, a fatura da água pode ter diferenças de centenas de euros.
A começar o mês, chegou o primeiro incêndio do verão que deflagrou na Arrifana, no concelho da Guarda. Os bombeiros de Fornos de Algodres viram uma das suas viaturas ser consumida pelas chamas. A meados do mês, os focos de incêndios multiplicaram-se e afetaram a zona do Alvendre, Carapito e Cabreira – arderam viaturas e armazéns agrícolas.

Edição 1171 Capa

A Escola Secundária Afonso de Albuquerque é a melhor do distrito segundo o Ranking divulgado pelo jornal “Público”, em parceria com a Católica Porto Business School. De seguida fica classificada a Escola Secundária de Pinhel e, em terceiro lugar, a Escola da Sé, na Guarda. Para além disso, neste mês, a melhor escola do distrito alterou o calendário escolar de três períodos para dois semestres.
A queda de um avião anfíbio, em Castelo Melhor, concelho de Foz Côa, provocou a morte de André Serra, de 38 anos, o único ocupante do avião que se despenhou quando se preparava para abastecer no rio Douro. Avaria mecânica terá estado na origem da queda da aeronave.
No desporto teve destaque Alexandre Borges, vencedor do “Guarda Racing Days”, organizado pelo Clube Escape Livre. Diana Gonçalves sagrou-se campeã nacional de natação adaptada nos 100 metros livres e nos 100 metros costas.
Pela primeira vez realizou-se o “Guarda Wine Fest” na Alameda de Santo André e a promessa é que em Julho de 2023 o evento regressa à Guarda. O destaque foram os vinhos da Beira Interior, do Douro e do Dão e estiveram presentes 41 produtores.

Agosto 2022

A falta de água já era tema a esta altura do ano para os produtores pecuários e o Sabugal foi o primeiro município da região a adotar um plano de contingência para a água.
Regressaram, 14 anos depois, as Festas da Cidade da Guarda, ainda que sob a forma de concertos, com Miguel Araújo, Diogo Piçarra, April Ivy e Ana Malhoa. O palco foi instalado na zona do mercado municipal e os concertos foram gratuitos.

Edição 1178 Capa

A câmara da Guarda e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram um contrato que vai permitir criar habitação para 331 pessoas (109 famílias). Um investimento de 6,7 milhões de euros.
Uma vez mais os incêndios assolaram a região – mais precisamente na zona de Manteigas onde arderam cerca de 4 mil hectares em cinco dias. Autarcas, empresas e populares apontaram falhas graves no combate ao incêndio.
Também em Vale do Zêzere as chamas lavraram por treze dias e queimaram mais de 17 mil hectares do Parque Natural da Serra da Estrela. Um quarto da Serra ardeu, em 14 dias, o equivalente a 26 mil hectares. Foi declarado Estado de Calamidade para a Serra da Estrela.

Setembro 2022

Uma vez mais a “Plataforma P’la Reposição das SCUTS na A23 e A25” exigiu a suspensão das portagens nessas vias na sequência da declaração do estado de calamidade para a Serra da Estrela.
A concentração de maternidades voltou à ordem do dia por proposta da Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Blocos de Partos, por causa da falta de especialistas. O bloco de partos da Guarda foi o que fechou mais vezes até este momento devido à falta de médicos para assegurar a escala.

Edição 1181 Capa

Este mês ficamos a saber que as Aldeias Histórias vão candidatar-se a Património Mundial da UNESCO. O objetivo é conseguir o título até 2026.
A contrastar com agosto, neste mês foram as enxurradas que provocaram danos em Sameiro, com prejuízos de cerca de 1 milhão de euros. Arrastou viaturas, estragou casas, lojas comerciais e até destruiu a Junta de Freguesia.
Na câmara da Guarda, a antiga Chefe de divisão do SMAS da Guarda, Luísa Santos, assessora de Sérgio Costa, foi condenada a dois anos de pena de prisão por perseguição agravada a uma subordinada e a indemnizar Gisela Valente. E Carlos Chaves Monteiro, vereador do PSD, pediu a destituição do presidente da Câmara, Sérgio Costa, e eleições antecipadas.
Em Vila Nova de Foz Côa foram inaugurados os Passadiços do Côa, com 930 metros de extensão – um investimento de 300 mil euros, e ligam o Museu do Côa à linha férrea entre o Pocinho e Barca d’Alva.
A fundação José Saramago recebe prémio Eduardo Lourenço. O prémio foi entregue a Pilar del Rio, a viúva do escritor.
No desporto, a Guarda Unida venceu o Torneio Internacional de Juniores e os Sub-18 do FC Porto estagiaram na Guarda durante três dias. O Guarda Desportiva venceu a supertaça da Beira Interior ao derrotar o Alcains.

Outubro 2022

Depois do começo das aulas na Escola Afonso de Albuquerque, e devido à mudança do calendário escolar para dois semestres, faltou comida na cantina e funcionários para servir. Vários alunos ficaram sem comer e outros almoçaram em cafés limítrofes à escola.
Também em outubro, entraram 650 novos estudantes para o Instituto Politécnico da Guarda este ano letivo, mas alguns desistiram e outros pensaram em desistir de estudar na cidade mais alta por não encontrarem habitação onde ficar.

Edição 1182 Capa

Quanto ao património municipal, a Câmara da Guarda comprou um edifício no centro histórico, na Rua Augusto Gil, por 225 mil euros. O presidente da autarquia não revelou o que será instalado no espaço, adiantou apenas que será um «equipamento». E quanto ao Hotel Turismo, saiu do programa REVIVE por falta de interessados. A Câmara vai ainda investir mais de 1 milhão de euros na melhoria das estradas da Pocariça e dos Galegos.
Este mês ficamos a saber que na maternidade da Guarda nasceram 469 bebés até setembro. Quase tantos como no ano de 2021.
Em Vila Franca das Naves foi inaugurada a avenida Joaquim Caetano em honra do empresário que tem apoiado as instituições sociais e a corporação de bombeiros.
O bispo da Guarda esteve sob os holofotes por manter em funções um padre investigado por abusos sexuais que terão acontecido há 30 anos. D. Manuel Felício afirma que «é tempo de confiar na justiça».
No futebol, Pedro Duarte rescindiu o contrato de treinador com o Guarda Desportiva devido a «instabilidade» no clube.

Novembro 2022

A empresa guardense Comunilog foi eleita a melhor do interior para trabalhar. Em três anos, a empresa de formação profissional passou das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal para a 18ª. O estudo é da revista “Exame”.
A Greenfield, empresa que queria construir o Centro Transfronteiriço na Guarda, obteve da Câmara de Caminha um contrato-promessa de arrendamento de um pavilhão multiusos, que não foi construído, e pelo qual recebeu um adiantamento de 300 mil euros.

Edição 1189 Capa

O Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC) regressou à Guarda, pela primeira vez no outono, sob o mote “Rasgos da Lucidez” e inspirou-se na obra de José Saramago.
Os Passadiços do Mondego foram inaugurados e o presidente da câmara, Sérgio Costa, afirma que «há um antes e um depois» da inauguração deste percurso de 12 quilómetros.
Este mês as viaturas não urgentes dos bombeiros passaram a ser isentas de portagens. Pedido que há muito as corporações faziam uma vez que os gastos em portagens eram muito avultados.
A chegada da locomotiva a vapor destinada a uma das rotundas da Guarda teve hora e dia anunciado para chegar, mas ainda não foi desta, tendo a sua vinda sido adiada por tempo indeterminado.
O Hotel Turismo será uma Pousada de Portugal do grupo Pestana. Depois de 12 anos encerrado, e depois de ter saído do programa REVIVE, finalmente terá sido encontrada a solução para a reabertura de um imóvel emblemático da cidade.
A terminar o mês ficamos a saber que o distrito da Guarda perdeu cerca de 18 mil habitantes na última década e Figueira de Castelo Rodrigo é o município onde comprar casa é mais barato.
No desporto, Hélder Jerónimo, antigo professor de Educação Física, jogador e treinador de futebol foi homenageado com o Prémio Carreira Desportiva.

Dezembro 2022

A Unidade de Emergência de Proteção e Socorro ainda não se mudou para a Guarda por não existirem instalações e condições logísticas, segundo explicou o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Quando a Câmara da Guarda apresentar instalações, a sede da UEPS vem para a cidade mais alta, disse José Luís Carneiro.
Arrancou a “Guarda: Cidade Natal” e foram instaladas as luzes de natal pela cidade. Houve animação, na praça velha, até 25 de dezembro – e posteriormente com a Passagem de Ano.
Em funções há 12 anos, Albino Bárbara foi reconduzido presidente do Centro Cultural da Guarda este mês.

Edição 1190 Capa

No desporto, o Guarda Desportiva acabou o ano, novamente, com troca de treinador. Paulo Fernandes deixa o clube para dar lugar a Pedro Araújo.
O Vale do Côa e Douro Vinhateiro são Património Mundial há mais de 20 anos. São dois patrimónios da humanidade no distrito da Guarda.
A GNR da Guarda tem um novo comandante que sucedeu ao coronel Luís Cunha Rasteiro – que esteve à frente do Comando Territorial da Guarda durante seis anos. Pedro Gonçalves é o novo comandante.
A procura pelas Urgências Pediátricas aumentou na sequência dos dois anos de pandemia em que as crianças não tiveram contacto com alguns vírus. Depois de levantadas as restrições, muitas crianças estão mais expostas a vírus que já considerávamos habituais.
Faleceu Manuel Poppe, aos 84 anos. O intelectual viveu parte da infância e da adolescência na Guarda, para onde se mudou em 1950 para tratar uma tuberculose pulmonar e foi homenageado na cidade mais alta com o “Ciclo Manuel Poppe”, em 2006.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply