Sociedade

Novas Unidades de Cuidados na Comunidade da ULS da Guarda foram apresentadas esta manhã

Img 4159
Escrito por Sofia Pereira

A Unidade Local de Saúde da Guarda apresentou esta manhã as novas Unidades de Cuidados na Comunidade. São seis: em Almeida, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso. A enfermeira diretora da ULS da Guarda, Nélia Faria, explica que «fazemos parte da rede dos cuidados de saúde primários e as UCC trabalham em complementaridade com as restantes unidades». Em relação às mudanças, devem-se ao serviço passar a ser feito de «forma estruturada como uma unidade funcional que tem indicadores para cumprir».

A enfermeira diretora explicou que «os serviços das UCC já eram assegurados à população», mas agora passam a ser «contabilizados», porque «fazemos o trabalho, mas não estávamos a conseguir contabilizá-lo» e, portanto, as Unidades de Cuidados na Comunidade são «uma necessidade para os indicadores e boa imagem da ULS da Guarda».

Nestas unidades, além de enfermeiros, há médicos, assistentes, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. Os centros de saúde «não vão deixar de ter profissionais por causa das UCC» visto que os funcionários das novas Unidades de Cuidados na Comunidade foram contratados «para este fim», servir as UCC.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply

1 comentário

  • Muito bem. Mas a ULS tem que exigir ás entidades competentes, uma verdadeira retaguarda de apoio aos profissionais de saúde.