Sociedade

Neve não condicionou trânsito na Guarda. Distrito está em alerta amarelo

Escrito por Sofia Craveiro

Apesar da forte queda de neve não se registaram condicionamentos à circulação de automóveis na Guarda.
Ao contrário do que sucedeu em outros nevões, desta vez, por antecipado, os limpa-Neves desobstruíram as vias e as principais ruas da cidade estavam transitáveis.

Os distritos de Castelo Branco e da Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve, entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este aviso, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Devido à queda de neve acima dos 1.600 metros, são previstas perturbações nestes dois distritos, como, por exemplo, «vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve» e ainda «abastecimentos locais prejudicados», diz o IPMA.

Estão previstos períodos de chuva fraca e dispersa, mais frequente a partir do final da tarde, e que a ocorrer será sob a forma de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1200/1400 metros ao longo do dia.

A previsão aponta também para vento moderado de este-nordeste, sendo forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora até meio da manhã, diminuindo de intensidade a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda formação de gelo e geada no interior e descida da temperatura mínima. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -1 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta