Sociedade

Morreu Fernando Lopes, antigo Governador Civil da Guarda

Escrito por Luís Martins
Morreu Fernando Lopes, antigo Governador Civil da Guarda, ex-vereador da Câmara de Trancoso e histórico militante do PS.
Natural de Trancoso, licenciou-se em Direito, foi advogado e posteriormente conservador dos Registos e Notariado. Na política, destacou-se na oposição ao antigo regime e na defesa de eleições democráticas em Portugal, posição que assumiu no Congresso da Comissão Democrática Eleitoral, realizado na Guarda em 1969.
Após o 25 de Abril foi deputado na Assembleia da República pelo PS e Governador Civil da Guarda, entre 1995 e 1999.
As cerimónias fúnebres realizaram-se esta quinta-feira, na “cidade de Bandarra”.
A concelhia do PS de Trancoso recorda, numa nota publicada na sua página do Facebook, que Fernando Lopes foi um «militante diferenciado, fundou a concelhia de Trancoso, tendo também assumido responsabilidades enquanto vereador da Câmara, membro da Assembleia Municipal, deputado da Assembleia da República e Governador Civil do Distrito».
«O Partido Socialista local curva-se diante da sua memória, da sua coragem, do seu exemplo e cidadania. Trancoso perde um dos seus melhores filhos e o PS uma das suas melhores referências», lê-se ainda. A Federação da Guarda também divulgou uma nota de pesar, em que se solidariza com a família de Fernando Lopes e o PS de Trancoso, lembrando ainda que «os que com ele privaram recordam a sua generosidade, trato, honra e até o humor inteligente que possuía».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply