Gonçalo Maia Caetano, um jovem de 21 anos originário de Pinhel, venceu o concurso Blyth Watson Guitar Concerto Prize 2020-2021, uma competição da Royal Academy of Music, em Londres. O concurso foi disputado entre os alunos do curso de guitarra.
O músico começou os estudos em guitarra clássica por volta dos 7 anos, na Academia de Música de Pinhel. Passados alguns anos, os professores Pedro Ospina e Hugo Simões «recomendaram-me ir para a Guarda para continuar e evoluir os meus estudos de música», adianta o guitarrista em declarações a O INTERIOR, tendo frequentado o Conservatório de Música de S. José até ao 12º ano. Concluído o secundário, Gonçalo Maia Caetano decidiu ir estudar para Londres, onde atualmente frequenta a licenciatura em guitarra clássica. Esta competição foi o regresso do guitarrista depois de uma paragem nos concursos «para me poder focar mais na minha aprendizagem e evolução técnica», revela o jovem.
Por isso mesmo, esta vitória «foi muito importante» porque «houve um período em que não me sentia bem, sentia que andava preso a alguma coisa que não existia. Então trabalhei imenso e o que precisava era de um resultado, precisava de ver que realmente estava a fazer a coisa certa e bem», confessa o guitarrista. Quanto ao futuro, Gonçalo Maia Caetano afirma que não existem grande perspetivas. «Há uns tempos até seria fácil responder porque sempre vi a minha vida a tocar em grupos de rock, nunca me vi muito como guitarrista clássico, mas essa vontade está, de facto, a crescer muito em mim», sublinha.
Porém, neste momento toca num quarteto de jazz de um amigo e se isso correr bem os próximos passos «tanto podem ser o jazz ou a guitarra clássica», admite o músico. Mas de uma coisa Gonçalo Maia Caetano tem a certeza, é que, apesar da instabilidade da profissão, o jovem guitarrista pinhelense quer «que tenha a ver com a música. É a única coisa que eu quero», vinca. Gonçalo Maia Caetano têm-se destacado no mundo da música, nomeadamente no que toca a concursos e atuações. No ano de 2016 ganhou o segundo prémio ex-aequo no concurso internacional de Valência e o terceiro prémio no concurso internacional de Guimarães. Nesse mesmo ano foi o único guitarrista convidado para tocar no evento “Dias da Música”, no CCB, em Lisboa. Em 2017 venceu o concurso “Grand Prize Virtuoso” e, consequentemente, foi convidado a dar um concerto no Wiener Saal Mozarteum, em Salzburgo (Áustria).
Jovem pinhelense vence concurso de música em Londres
Começou o percurso musical com 7 anos na Academia de Música de Pinhel, passou pelo Conservatório de Música de S. José da Guarda e atualmente é aluno da licenciatura de guitarra clássica da Royal Academy of Music, de Londres