Jorge Barreto Xavier é o novo conselheiro para a área da Cultura na Embaixada de Portugal em Paris, assumindo ainda a direção do Camões – Centro Cultural Português na capital francesa.
O antigo secretário de Estado da Cultura substitui nestes cargos Isabel Corte-Real, que cessou funções antes do Verão. O despacho de nomeação assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, foi publicado em “Diário da República” no passado dia 13 de novembro, mas passou relativamente despercebido. Barreto Xavier assumiu funções a 5 de dezembro, sendo a sua nomeação válida por três anos. Barreto Xavier passou grande parte da adolescência na Guarda, onde estudou, antes de rumar a Lisboa para se licenciar em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Possui ainda o diploma de Estudos Avançados em Ciência Política da Universidade Nova de Lisboa e publicou diversos ensaios, contos e artigos, além de ser Académico Honorário da Academia Portuguesa de História e Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França.
Foi secretário de Estado no Governo de Pedro Passos Coelho entre 2012 e 2015, numa altura em que não havia Ministério da Cultura. Antes, tinha sido diretor-geral das Artes e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras. Foi ainda administrador não executivo do Instituto da Juventude e consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação das Descobertas, do Centro Cultural de Belém, da Fundação de Serralves, da Reitoria da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Por cá, foi cabeça de lista do PSD à Assembleia Municipal da Guarda nas autárquicas de 2021.