Na sexta-feira e no sábado vai decorrer o IV Fórum de Empreendedorismo e Inovação da Guarda, cuja temática central é “A importância dos recursos no desenvolvimento das regiões».
No primeiro dia, a conferência inicial terá início pelas 14h30 no Centro de Energia Viva, em Manteigas, e abordará temas como os “Recursos Humanos”, a “Captação e retenção de talentos”, os “Apoios à Contratação”, “Viver e empreender no Interior” e a “Água, fonte de vida que todos devemos preservar”. À noite terá lugar um jantar-debate, na Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, moderado por Luís Baptista-Martins, diretor de O INTERIOR e da Rádio Altitude. O segundo dia de conferências decorre na Guarda, no café-concerto do TMG, onde vão ser debatidos a “Incorporação das métricas ESG – Environmental, Social, Governance nas empresas” e o “Estado de transição energética e os impactos na sociedade”.
O ciclo de conferências E-Inovação surgiu em 2017 e teve edições em 2018 e 2019 com o objetivo de «incentivar o empreendedorismo e a inovação em territórios de baixa densidade». Segundo explica a organização, a cargo de Sílvia Massano, a O INTERIOR, «uma região com fraco tecido empresarial é uma região que perde todos os dias capital humano» e acrescenta que «o tecido empresarial não vem para uma região sem recursos humanos e infraestruturas necessárias». Também as questões ambientais vão ser levantadas nestas conferências, uma vez que estão a tornar-se cada vez «mais complexas». Nas conferências estarão em palco «responsáveis governamentais ligados ao emprego e diretores de escolas da região» que ajudarão a entender «que formação estamos a dar à próxima geração e qual o papel da economia social no combate a desigualdades de oportunidades de trabalho».