O Instituto Politécnico da Guarda – IPG reforçou a sua estratégia de internacionalização através do intercâmbio de estudantes, docentes e não docentes oriundos de países europeus para a missão de ensino, no âmbito do ERASMUSCentro. Financiado em mais de 2,8 milhões de euros pelo programa Erasmus+, o ERASMUSCentro é o maior consórcio à escala europeia para acelerar a relação entre o ensino superior e o mercado de trabalho europeu. O IPG é fundador deste consórcio conjuntamente com os institutos politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu.
“Nos últimos quatro anos, o IPG tem investido na cooperação internacional através da liderança e integração de vários projetos, como o ERASMUSCentro ou o EducAGE, que, com especialistas espanhóis, checos e húngaros, prepara os cuidadores para melhorar a qualidade de vida dos idosos”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.
O ERASMUSCentro tem a duração de 26 meses e financiará parte dos custos dos estudantes candidatos à bolsa do IPG. Além dos seus fundadores, o programa agrega os institutos politécnicos de Portalegre, Santarém e Tomar, câmaras municipais, associações empresariais e entidades relevantes da zona de influência do consórcio.
“O Politécnico da Guarda desempenha um papel de facilitador no reconhecimento além-fronteiras da qualidade do sistema educativo, assim como de promotor do desenvolvimento do tecido socioeconómico regional e nacional”, afirma Joaquim Brigas. “A promoção da mobilidade de docentes e estudantes para o estrangeiro contribui para o aumento da competitividade na nossa instituição. Este trabalho tem vindo a ser expandido através da nossa participação nas Redes CRUSOE e UNITA”.
As Redes CRUSOE e UNITA reúnem universidades e politécnicos de vários pontos da Europa para se dedicarem à investigação científica e ao desenvolvimento de estratégias sustentáveis. Este mês, a presidência do IPG estará em Tenerife para reunir com os membros da rede CRUSOE e em Saragoça para participar na Governance Board da UNITA, depois de se ter submetido o projeto da UNITA 2.0 no final de janeiro à União Europeia.
IPG reforça internacionalização na Europa
O ERASMUSCentro impulsiona a internacionalização do IPG com estágios profissionais para estudantes europeus.