Sociedade

IPG quadruplica candidatos internacionais

7
Escrito por Jornal O INTERIOR

O Instituto Politécnico da Guarda recebeu 3.128 candidatos na primeira fase do Concurso de Acesso e Ingresso ao Ensino Superior de Estudantes Internacionais de 2021. Desses, apenas 242 foram colocados nas várias escolas do IPG.
Para o presidente do IPG, Joaquim Brigas, este aumento de candidaturas é reflexo do trabalho efetuado nas escolas e porque há um reconhecimento «na qualidade do ensino do IPG, a sua ligação ao mercado das empresas e das organizações públicas e, sobretudo, a sua capacidade de investigação e de inovação científica». «O aumento e capacitação do corpo docente, com a abertura de mais cursos, com a forte aposta nos laboratórios e com o facto da Guarda ser uma cidade segura e com baixo custo de vida» são mais alguns dos fatores apontados pelo presidente do IPG para o número de candidaturas ter quadruplicado, uma vez que no ano passado existiram 716 candidatos estrangeiros (menos 2.412).
Os cursos mais procurados nesta primeira fase de candidaturas foram Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Relações Públicas e Educação Básica. A maioria dos candidatos são provenientes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP», «mais precisamente do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe», refere o Politécnico guardense em comunicado enviado a O INTERIOR. Haverá um novo concurso dedicado aos estudantes dos países que assinaram protocolos com a instituição, nomeadamente asiáticos, pois «há um aumento significativo de estudantes oriundos dessa parte do globo que procuram os nossos cursos, especialmente os de Engenharia», acrescentou Joaquim Brigas.
A Universidade da Beira Interior (UBI) registou nesta primeira fase uma percentagem de colocações de 99,4 por cento, face às vagas iniciais, e ultrapassou a percentagem de colocados o ano passado que foi de 83,6 por cento. «23 cursos (de um total de 30) ficaram preenchidos e em 11 foi necessário criar vagas adicionais para os casos em que houve empate entre os candidatos», assinala a universidade em comunicado. Para a segunda fase do concurso, que se inicia a 1 de junho, transitam apenas 31 vagas em sete formações.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply