O Politécnico da Guarda está a desenvolver uma formação para que professores e estudantes da área da Educação possam integrar, proteger e ensinar melhor os alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente deficiência intelectual. A iniciativa surge no âmbito do projeto Erasmus+ Key Action 2 – THID, em parceria com as universidades Duzce e Sakaya, na Turquia, a Universidade de Primorska, na Eslovénia, e a Universidade de Masaryk, na Chéquia. A quarta reunião transnacional deste projeto realizou-se em setembro no IPG.
“O encontro teve como principais objetivos os avanços do projeto, nomeadamente consolidação do website, traduções dos relatórios elaborados pelos parceiros, análise dos vídeos didáticos e respetivas legendas nos diferentes idiomas”, afirma Pedro Tadeu, docente e coordenador do projeto no IPG, juntamente com o professor Carlos Brigas. “Discutimos ainda a componente didática associada à elaboração de um modelo de ensino adaptado e à forma de o disseminar pelos diferentes stakeholders: instituições de ensino superior, escolas e outro tipo de entidades”.
A componente específica que o IPG está a desenvolver é sobre a utilização de ferramentas digitais na melhoria da comunicação e interação com as crianças com deficiência intelectual.
A próxima reunião com os parceiros do projeto está agendada para o início de 2024 na Turquia.